Palavra do nosso Arcebispo: Dia de São João de Deus (8 de Março)

Neste dia de São João de Deus, saúdo a cidade de Montemor-o-Novo, com as suas Paróquias, e seu reverendo Pároco, e a sua Comunidade Hospitaleira com os seus Irmãos.
 
A 8 de Março de 1495 nasceu nesta terra alentejana João Cidade, aquele que veio a ser fundador da Ordem Hospitaleira. Passados 55 anos, e no mesmo dia, a 8 de Março de 1550, em Espanha na cidade de Granada vivia a sua páscoa e entrava na Glória de Deus.
 
A 21 de Setembro de 1630, o Papa Urbano VIII celebrou a sua beatificação e a 16 de outubro de 1690, o Papa Alexandre VIII, a sua canonização.
 
João Cidade, filho de André Cidade e de sua mulher Teresa Duarte, deixou Montemor-o-Novo aos 8 anos de idade e dirigiu-se a Oropesa, onde foi pastor de ovelhas. Alistou-se no exército e tomou parte na conquista de Fuenterrabia, então ocupada pela França. Ao abandonar a vida militar, voltou ao ofício de pastor e outros trabalhos modestos em Oropesa, Sevilha, Ceuta e Granada. Depois de várias vicissitudes resolveu voltar para casa. Porém, encontrou os seus pais já falecidos e, por isso, decidiu partir novamente. Vários biógrafos indicam a possibilidade de por esta ocasião ter peregrinado à Catedral de Santiago de Compostela onde o seu sensível espírito religioso se terá exaltado e desejado viver uma radical entrega ao serviço dos pobres em nome do Amor de Deus.
 
Com bastante certeza histórica sabe-se que foi em Granada, quando ouviu os sermões do Padre São João de Ávila, que confessou publicamente todos erros da sua vida passada e assumiu-se penitente público tendo sido tido como louco e, por isso, internado num hospício onde permaneceu longo tempo. Fruto desta experiência e tendo compartilhado a sorte dos doentes mentais ao serem violentamente tratados, decidiu fundar em 1539, um hospital destinado a pobres e a todos os doentes, incluindo maleitas contagiosas e incuráveis. A partir daí, dedicou a sua vida ao serviço deste Hospital, fundando neste contexto a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros, sob a Regra de Santo Agostinho. Esta nova Ordem foi aprovada pelo Papa Pio V a 1 de janeiro de 1571.
 
São João de Deus é o padroeiro dos Hospitais, dos doentes e dos enfermeiros. Encomendo à sua intercessão o difícil momento de pandemia que vivemos e muito especialmente a sua obra Hospitaleira em Montemor-o-Novo, o Hospital do Espírito Santo em Évora e o Hospital de Santa Luzia em Elvas.
 
São João de Deus interceda por todos os que sofrem em consequência da Covid-19 e seja modelo e intercessor para todos quantos trabalham no sector da Saúde, da Terceira Idade e das Pessoas com deficiência.
 
Évora, 8 de Março de 2021
 
+ Francisco José,
Arcebispo de Évora 

Comentários