Hino da JMJ Lisboa 2023 foi lançado nesta quarta-feira


“Há Pressa no Ar” convida os jovens a identificarem-se com Maria.

Todos vão ouvir a nossa voz,
Levantemos os braços, há pressa no ar. Jesus vive e não nos deixa sós:
Não mais deixaremos de amar.
(Refrão do hino «Há Pressa no Ar»)

 

O hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, intitulado “Há Pressa no Ar”, foi apresentado esta quarta-feira, 27 de janeiro.

A canção, inspirada no tema da JMJ Lisboa 2023 [«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39)], desenvolve-se em torno do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da
prima Isabel, como relata a passagem bíblica.

“Há Pressa no Ar” tem letra de João Paulo Vaz, sacerdote, e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra, no centro de Portugal. Os arranjos são do músico Carlos Garcia.

O tema foi gravado, em duas versões: em português e na versão internacional em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano).

Ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus.

O Concurso que elegeu a música

A canção oficial da JMJ Lisboa 2023 foi escolhida em concurso nacional, aberto à participação de portugueses maiores de idade. O Comité Organizador Local (COL) recebeu mais de uma centena de candidaturas, que foram analisadas por um júri composto por profissionais das áreas da música e das artes.

Como requisitos principais para a participação na competição foi pedido aos participantes que o hino oficial se inspirasse no lema da JMJ 2023, definido pelo Papa Francisco; nos objetivos da JMJ, entre os quais sobressai o da evangelização; e na cultura portuguesa.

O processo de produção em estúdio, realizado em 2020, envolveu jovens de todo o país, alguns dos quais participantes na competição que, apesar de não terem sido selecionados, integraram o coro da gravação final.

Uma canção que nasceu para unir

A melodia nasceu primeiro do que a letra, contam os autores. Pedro Ferreira, de 41 anos, compôs, numa “pequena sala, sozinho ao piano”, uma melodia “pensada para congregar, unir uma comunidade”. Com outros amigos da Banda da Paróquia, grupo musical que integra, pediu ao padre João Paulo Vaz para escrever a letra.

“Não alterando em nada a melodia, e com a guitarra na mão, fui escrevendo, como costumo fazer”, recorda o sacerdote, de 51 anos.

“O tema da edição de Lisboa [‘Maria levantou-se a partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)] levou-me a rever a minha relação com a Mãe e, portanto, o processo criativo da letra tornou-se um tempo de oração muito profundo para mim.”, partilha João Paulo Vaz.

Quando ao estilo, foi solicitada no concurso “uma música popular, alegre, juvenil, fácil de aprender e de fácil tradução e adaptação”. Os arranjos musicais de “Há Pressa no Ar” são da autoria do músico Carlos Garcia. “Ao ouvir o tema, o Carlos acaba por se apropriar da melodia e num trabalho notável – não lhe mexe na estrutura, na forma – enriquece-a de uma forma única”, sublinha o autor da melodia, Pedro Ferreira, que foi fundador da banda portuguesa Anaquim, entre outros projetos musicais.

Gravação do hino das Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa 2023. As gravações decorreram no Canôa studios e os ensaios no externato de Penafirme, durante a pandemia da Covid-19 (coronavírus).

Torres Vedras, 05 de Agosto de 2020.
FILIPE AMORIM[/caption][caption id="attachment_11045" align="aligncenter" width="2500"] Gravação do hino das Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa 2023. As gravações decorreram no Canôa studios e os ensaios no externato de Penafirme, durante a pandemia da Covid-19 (coronavírus).
Torres Vedras, 05 de Agosto de 2020.
FILIPE AMORIM[/caption]

 

Comentários