18 a 21 de Janeiro: Clero das Dioceses do Sul realiza Jornadas de Actualização em versão online

 O Instituto Superior de Teologia de Évora volta a organizar as Jornadas de Actualização do Clero das Dioceses do Sul (Évora, Beja e Algarve).

As jornadas estão agendadas para os dias 18 a 21 de Janeiro. Contudo, devido à contexto pandémico que vivemos, realizar-se-ão pela primeira vez não de modo presencial, mas online. O tema que será desenvolvido nas diversas conferências, que se realizarão em ambiente digital, é: “Diálogo, opção evangélica e ponte civilizacional”.

Quanto ao programa, no dia 18, às 16h, conferência “O diálogo inter-religioso como forma de estar duma Igreja «em saída»: os documentos sobre o diálogo inter-religioso e o Magistério do Papa Francisco”, pelo Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso.

No dia 19, às 10h00, conferência “O desafio do diálogo com os crentes do Islão e com os crentes das outras tradições religiosas”, pelo Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso.

Às 11h30, conferência "O diálogo inter-religioso ao serviço de toda a humanidade”, pelo Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso.

Na tarde de 19 de Janeiro, às 15h30, conferência: “Ecumenismo: o caminho incontornável para o Cristianismo, num Mundo fragmentado”, pelo Prof. Fernando Garrapucho, PUS. E às 17h, o mesmo professor profere a conferência “Do confronto à comunhão. O Percurso teológico-pastoral de uma Igreja aberta à acção do Espírito Santo.

Na manhã de 20 de janeiro, às 10h00, conferência: “Os dois «pulmões» do Cristianismo: Ocidente e Oriente”, pelo Prof. Fernando Garrapucho, PUS. E às 11h30, o mesmo professor profere a conferência “O Ecumenismo do “sangue” e da Caridade

Dia 20 de janeiro, pela tarde, às 15h30, conferência: “A riqueza da Catolicidade: comunhão numa pluralidade de Igrejas”, pelo Prof. João Eleutério, UCP. E às 17h,  conferência “O diálogo com os sem religião. Antecâmara da evangelização”, pelo Prof. Alfredo Teixeira, UCP.

No dia 21 de janeiro, às 10h00, conferência “O Cristianismo diante dum mundo secularizado e descristianizado”, pelo Prof. José Nunes, OP, UCP. E às 12h30, decorrerá a Sessão de Encerramento dos trabalhos.

 

Comentários