Em Évora, de 14 a 22 de dezembro: “Dê Troco a Quem Precisa” a favor da Emergência abem - COVID-19

 

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas Farmácias de Évora a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”.

Entre 14 e 22 de dezembro, os portugueses serão convidados a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.

Desde que foi lançada, em março deste ano, a Emergência abem: COVID-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

«Em situações de Emergência social, como a inesperadamente provocada pela Pandemia COVID-19, os cidadãos mais vulneráveis são sempre as principais vítimas. A Câmara Municipal de Estremoz não poderia, mais uma vez, deixar de se associar à Dignitude, enquanto porta-voz do distrito de Évora, da Campanha "Dê troco a quem precisa" a favor da "Emergência abem: COVID-9". Este é o momento de sermos solidários, porque a solidariedade é o combustível que pode mudar o mundo!», apela Francisco João Ameixa Ramos, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz

 

«Este será um Natal diferente para todos nós, mas ainda mais para quem tem sofrido de modo acentuado a crise provocada pela pandemia. As farmácias do distrito de Évora que aderiram à campanha “Dê Troco a Quem Precisa” apelam à generosidade de todos. Os donativos feitos serão a favor da Emergência abem: COVID-19, e por mais pequenos que sejam, juntos significam uma diferença enorme, por se traduzirem em acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde para quem mais precisa», refere Dulce Gonçalves, farmacêutica.

 

Atualmente, a Rede abem: conta com cinco entidades referenciadoras no distrito de Évora:

·         Município de Alandroal

·         Município de Estremoz

·         Município de Portel

·         Município de Reguengos de Monsaraz

·         Município de Viana do Alentejo

Existe ainda uma rede de 15 Farmácias abem: onde os 619 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 27.527 embalagens de medicamentos no distrito de Évora no âmbito do Programa.

 

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 14 e 22 de dezembro, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9

- Via MBWAY: 932 440 068

Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Farmácias Dê Troco a Quem Precisa - Évora

 

Farmácia Alandroalense

Alandroal

Farmácia Branco

Évora

Farmácia Branco de S. M. Machede

Évora

Farmácia Central

Mora

Farmácia Central

Borba

Farmácia Central

Mourão

Farmácia da Misericórdia de Portel

Portel

Farmácia Infante de Sagres

Évora

Farmácia Nova

Viana do Alentejo

Farmácia Novalentejo

Montemor-o-Novo

Farmácia Planicie

Évora

Farmácia Ribeiro

Vendas Novas

Farmácia Santiago Maior

Alandroal

 

 

Sobre a Associação Dignitude:

 

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

São Embaixadores Dignitude: António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira.

 

 

Sobre o Programa abem:

 

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem: assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.





Comentários