COVID-19: Bombeiros de Évora com 9 elementos infetados. Contudo, garantem que não faltará o socorro

 Em nota de imprensa enviada à nossa redação, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora informa que à data de 8 de Dezembro estavam infetados 9 Bombeiros. Contudo, como poderá ler na nota em baixo, a direção do Corpo de Bombeiros afiança à  população do Concelho de Évora, servida pelo CBVE que apesar da baixa significativa de bombeiros, "estará garantida a segurança e não faltará o socorro que sempre lhe foi prestado, graças aos esforço gigantesco e disponibilidade do CBVE e dos CBV  e Associações do Distrito de Évora"


Leia aqui a nota na íntegra:

 

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMVEIROS VOLUNTÁRIOS DE ÉVORA

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Évora (CBVE) que enverga a farda há 138 anos para socorrer as pessoas em risco de vida, todos os dias está disponível para servir e defender a população, e esquecer isto é renegar a própria existência da solidariedade e do humanismo de que os Bombeiros Voluntários são um verdadeiro exemplo.

São as mulheres e os homens que constituem o CBVde Évora, bombeiros voluntários que são assalariados e outros bombeiros voluntários que transportam doentes não urgentes e urgentes, para hospitais, sem muitas vezes saberem se estão ou não infetados com COVID19.

É a Associação Humanitária de Bombeiros de Évora (AHBVE) que os equipa com segurança e devida protecção, adquirindo as necessárias e imprescindíveis ferramentas, Equipamentos de Protecção Individual (EPI’s) e cria condições higiénicas nas instalações e veículos desinfectando-os sistematicamente.

Os Bombeiros a nível nacional e obviamente o CBV de Évora como do Distrito de Évora, são parceiros fundamentais do Sistema Integrado de Emergência Médica coordenado pelo INEM,  sendo responsáveis por cerca de 90% dos serviços prestado pelo INEM.

Neste contexto e não obstante todos os cuidados que se tiveram e têm, no CBVE da AHBVE, foram detetados, em 25 de Novembro 2020, dois elementos positivos ao COVID-19. Em 27 de Novembro foram testados 55 elementos dos quais resultaram 4 bombeiros positivos e no dia 03 de Dezembro em novo teste a 52 pessoas mais 2 elementos tiveram resultado positivo e um outro que em 02 de Dezembro sentido sintomas foi testado  positivo no HESE .

Estão hoje, 08.12.2020, infetados 9 bombeiros e mais 3 que, não estando infetados estão em confinamento por determinação da Saúde 24.

Neste momento difícil e complexo por que passa o CBVE com um redução acentuada dos seus recursos humanos, num esforço gigantesco e no seu limite, que deve reconhecer-se e agradecer-se, 20 bombeiros voluntários que são assalariados, em horário de 2 turnos de 48 horas permanentes asseguram os serviços de emergência e socorro todos os dias sendo apoiados por outros bombeiros voluntários que demonstraram disponibilidade para o fazer, numa clara manifestação  de entreajuda e esforço colectivo notável.

O Serviço de Transporte de Doentes (mais de 30 diariamente) para hemodiálise, fisioterapias e consultas no âmbiro da ARS, está a ser realiazado pelos CBV’s das AHBV’s do Distrito de Évora, em rotatividade, numa demonstração inequívoca de solidariedade e colaboração dos Bombeiros e Direcções a todos os títulos de elevado reconhecimento e agradecimento que importa realçar e registar.

À  população do Concelho de Évora, servida pelo CBVE, apesar da baixa significativa de bombeiros, estará garantida a segurança e não faltará o socorro que sempre lhe foi prestado, graças aos esforço gigantesco e disponibilidade do CBVE e dos CBV  e Associações do Distrito de Évora

A Direcção


No dia 4 de Dezembro foram testados para a COVID 19 54 operacionais do corpo de bombeiros de Évora


Comentários