Arcebispo de Évora presidiu à tradicional "Missa do Galo"

Na noite de 24 de dezembro de 2020, pelas 22h, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Évora, D. Francisco José Senra Coelho presidiu à celebração da Missa da Vigília da Solenidade do Natal do Senhor, tradicionalmente chamada "Missa do Galo". À homilia, o Prelado Eborense começou por dirigir-se aos paroquianos de Nossa Senhora de Fátima, dizendo que “é com alegria que volto a celebrar o Natal, pela primeira vez, desde que daqui parti para Bispo Auxiliar de Braga. Durante 28 anos servi-vos como Vigário Paroquial, Pároco “in solidum moderador” e depois como vosso Pároco". "Como é bom e reconfortante reencontrar-me convosco em Noite de Natal, ver-vos vivos e perseverantes na Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, reparar como exerceis com ânimo e alegria os diversos serviços da comunidade, desde este numeroso grupo de jovens, adolescentes e crianças acólitas, ao competente e brioso grupo coral que nos alenta e estimula a cantarmos todos e em comunidade, ao belo, delicado arranjo da Igreja souberam traduzir em afecto e acolhimento", prosseguiu o Arcebispo de Évora.
"Muito obrigado caríssimo Padre Manuel Vieira, pela tua lúcida criatividade e pela tua inteligente leitura dos tempos e oportuna condução deste querido Povo de Deus. Como é belo o testemunho da vossa unidade, que partindo do Pároco com os Diáconos, contagia de modo são toda a comunidade, e Natal é festa da unidade, a partir da família de Nazaré. Que esta Paróquia continue a ser família de famílias”, desafiou.
Refletindo sobre a Palavra de Deus anunciada na Celebração, o Prelado Eborense lembrou a simplicidade e singeleza com que o Deus fiel à Sua promessa cumpriu todas as coisas prometidas pelos Profetas, “assim havemos de ser também nós os Cristãos: a nossa Fé deve enraizar de tal modo na nossa vida que aconteça como a respiração ou o beber água, algodão natural, sem divórcio entre Fé e Vida. Não devem haver intermitências entre o exercício da nossa cidadania e as nossas convicções mais profundas. Não, ser cristão faz parte do nosso ADN e é o nosso estilo de vida, a nossa maneira de ser pessoas. Eis o Cristo encarnado na nossa vida. Eis o Natal feito vida, no quotidiano da nossa existência, da nossa família, da nossa profissão, das nossas relações humanas. A Fé não se vive por episódios previstos e programados, mas na simplicidade transparente da coerência da vida. Ser de Cristo, ser Cristão. Como Maria que guardava todas as coisas no silêncio do seu coração", sublinhou D. Francisco José Senra Coelho.
 

Comentários