Universidade Sénior de Évora aposta mais uma vez na protecção dos Consumidores Seniores


Foi no passado mês de Outubro que teve início na Universidade Sénior de Évora mais um projecto dedicado ao apoio aos Consumidores Seniores. O Projecto “A Informação não tem Idade”, apoiado e financiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, tem como  principal objectivo assegurar a proteção dos consumidores seniores, capacitando os mesmos através de sessões de informação e de educação, mas também através de um trabalho de consciencialização acerca dos seus direitos, tendo sempre em conta as suas necessidades específicas e a sua situação de vulnerabilidade.

Face ao aumento significativo e progressivo do envelhecimento da população, a realização de acções específicas para seniores são essenciais na promoção da qualidade de vida e do envelhecimento activo. Neste sentido, torna-se fundamental disponibilizar medidas que promovam um envelhecimento mais positivo, mas que promovam também a própria inclusão social dos seniores, um grupo que se apresenta como bastante vulnerável em diversas situações, que se encontra em risco ou em situação de isolamento, com fragilidades físicas e económicas e dificuldades de acesso a actividades de lazer, culturais e educativas.

Assim sendo, durante o decorrer deste projecto serão desenvolvidas várias sessões de informação, com temas relacionados com os Serviços Públicos Essenciais, Serviços e Gestão Financeira e ainda com o tema da Saúde e Segurança da população sénior.  Para além disso, ainda serão realizados Passatempos de Literacia de Consumo, onde o participante terá a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos ao longo das sessões.

Tudo isto será feito com o intuito de contribuir para um envelhecimento activo, pleno e participativo, bem como combater a falta de informação da população sénior enquanto consumidores, possibilitando-lhes acesso a produtos e serviços, em condições de equidade com a restante população.





Comentários