Associação de Imprensa de Inspiração Cristã lamenta ausência de «medidas de apoio» no Orçamento de Estado

 A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) manifestou “profundo desagrado” perante a ausência de “medidas de apoio” no Orçamento de Estado (OE) para 2021, apesar das propostas apresentadas ao Governo.

“As assinaturas de jornais e revistas possam ser contempladas com uma majoração em sede de IRS, de forma a beneficiar diretamente os leitores e, indiretamente, os títulos; outra proposta, em sede de IRC, passa por uma majoração às empresas que façam publicidade na imprensa regional, de forma a incentivar a economia regional; finalmente, que neste período pandémico pudesse ser aumentada a taxa de comparticipação estatal na distribuição postal dos jornais e revistas”, foram as medidas apresentadas pela AIC ao Governo, explica o seu presidente.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Paulo Ribeiro adianta que a associação apresentou ao Governo português, através do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, “três medidas urgentes”, mas “infelizmente nenhuma foi acolhida” e integrada no Orçamento de Estado 2021, que foi entregue ao presidente da Assembleia da República esta segunda-feira.

“O OE para a imprensa regional é igual ao documento em vigor para este ano, não refletindo a gravíssima crise causada pela epidemia e que atingiu fortemente este setor da comunicação social”, acrescenta o comunicado, realçando que a imprensa regional é um “setor extremamente importante para o fortalecimento democrático e da coesão do país”.

Paulo Ribeiro sublinha que o Orçamento de Estado para 2021 para a imprensa regional “não protege as pessoas e não apoia nem a economia, nem o emprego”.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã adverte para as “consequências nefastas que a ausência de alterações das políticas públicas” vai trazer para a imprensa regional em 2021.

“O nosso grau de preocupação é agora muito maior dada a magnitude dos problemas que afligem a comunicação social”, afirma o presidente da AIC.

Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, com mais de 25 anos de atividades, representa cerca de 170 títulos de jornais e revistas, com uma tiragem média mensal de cerca de dois milhões de exemplares.

CB/OC - Agência Ecclesia




Comentários