5 de Agosto/16h30: Tomada de Posse da Comissão Administrativa de Gestão da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Neste dia 5 de Agosto, pelas 16h30, o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho dá posse à Comissão Administrativa de Gestão, de carácter AD HOC, da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Segundo a Provisão, a que “a defesa” teve acesso, a constituição desta Comissão surge na sequência dos anteriores órgãos sociais, que “viram caducar o respetivo mandato, e, tendo excepcionalmente permanecido nos cargos em situação de prorrogação de mandato”, “exprimiram, entretanto, por comunicação escrita de 11 de março de 2020 (...), vontade inabalável de verem cessar esta sua comissão, particularmente, de não verem renovados os respetivos mandatos e de «...não voltar a integrar qualquer cargo noutra eventual direção», presidente da Direção inclusive”.
Na mesma Provisão pode ler-se que “nem o «Assistente Diocesano», nem o «Assistente/Pároco do Lugar», apresentaram proposta/lista para a renovação/recomposição dos órgãos sociais que viabilize a regularização institucional e o início de um novo mandato, nem o farão, já que como afirmam «E não vislumbramos, neste momento, pessoas fortes e com cariz para o fazer, por isso, não propomos»”.
“Por isso, o presidente da Direção e também o «Assistente/Pároco do Lugar», por intermédio da citada carta, requereu, por si e na qualidade em que se encontra investido, a intervenção da Tutela, com os meios, a oportunidade e a densidade que esta, em razão da sua Alta Direção, coordenação e vigilância, julgue mais conveniente”, acrescenta a Provisão.
“Em face da gravidade e consequências decorrentes direta e imediatamente do vazio institucional-administrativo e não descurando, a situação económico-financeira preocupantemente deficitária, urge, in prima facie, e de forma imediata, garantir a gestão da instituição, bem como, a prática de todos os demais atos que se mostrem capazes de assegurar a defesa dos superiores interesses, quer dos utentes, quer de trabalhadores, fornecedores e demais interessados que com ela se interrelacionem, bem como, promover os atos necessários tendentes à regularização do quadro institucional através da regularização dos órgãos sociais, para início de um novo mandato”, refere a Provisão
A Comissão Administrativa de Gestão, de carácter AD HOC, da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, que toma posse neste dia 5 de Agosto, é constituída da seguinte forma: Presidente - Diácono Eng. Luís Delgadinho Oliveira Rodrigues; Vogal - Prof. Dr. João Manuel Galhanas Mendes; Vogal, com funções de tesoureiro - Diácono Dr. Rui Manuel Mira Romão; Vogal - Dr. Jorge Manuel Salgueira Mateus; Assistente/ Pároco do Lugar: Cónego Dr. Francisco Hipólito Santanita Machado Couto.
Esta Comissão, que é de carácter excepcional, vigora de forma temporária por períodos de 6 meses, com o “desiderato primário deste mandato, a prática dos atos necessários à regularização institucional da Cáritas Paroquial, que se expresse na apresentação ao Ordinário do Lugar de lista completa dos órgãos sociais, incluindo, os novos membros da Direção e do Conselho Fiscal”, pode ainda ler-se na Provisão a que “a defesa” teve acesso.

Uma Instituição com três décadas de história

A Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em 1989 e com estatutos aprovados em D.R. de 16 de Março de 1990. A Instituição nasceu da vontade de um conjunto de pessoas de bem de Vila Viçosa, entre as quais o eng. Roma, encabeçados pela Dª Cremilde Vermelho.
Funcionou no edifício da antiga Casa do Povo até 1997, altura em que mudou de instalações onde ainda hoje funciona a sua sede, que foi possível adquirir no âmbito do Projecto de Luta Contra a Pobreza (1997-1998), a partir do qual a Instituição iniciou uma nova dinâmica.
Actualmente dá respostas sociais nas seguintes valências: Serviço de Apoio Domiciliário; Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social; Creche; ERPI - Estrutura Residencial para Idosos, em São Romão; e, no período de férias, funciona ainda o programa de Tempos Livres “Cáritas Brinca” para os mais jovens.
Para estar mais próxima das pessoas, a Cáritas Paroquial descentraliza-se pelo Concelho com Centros de Convívio em Pardais e S. Romão, e com Centros de Actividades Lúdicas em Vila Viçosa e Bencatel.
Para estas respostas sociais, a Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa conta actualmente com uma equipa de cerca de 55 funcionários.



Comentários