Programa da Semana Santa e Tríduo Pascal na Arquidiocese de Évora

Excepcionalmente neste Ano Pastoral, as celebrações da Semana Santa e do Tríduo Pascal não serão realizadas na Igreja Mãe da Arquidiocese, a Catedral de Évora, mas vão ser transmitidas em directo no Facebook a partir da igreja de São Francisco, em Évora, pelo facto de esta se encontrar bem equipada com o material técnico apropriado para transmissões televisivas e digitais.
As Celebrações, não comunitárias devido ao contexto da pandemia, vão ser presididas pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.
Proporcionamos a todos os leitores as orientações da Igreja acerca do modo como as celebrações da Semana Santa devem decorrer neste contexto:
- “Os Bispos darão indicações, de acordo com a Conferência Episcopal, para que na Igreja Catedral e nas Igrejas paroquiais, mesmo sem a participação dos fiéis, o bispo e os párocos celebrem os mistérios litúrgicos do Tríduo Pascal, avisando os fiéis da hora de início de modo a que se possam unir em oração nas respetivas habitações. Neste caso são uma ajuda os meios de comunicação telemática em direto, não gravada.” - Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos - 25 de Março.
- “A celebração dos mistérios litúrgicos do Tríduo Pascal, sem a participação física dos fiéis, aconteça no cumprimento das deliberações das autoridades civis e de saúde e segundo a real possibilidade” - Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa de 20 de Março.
- “Sendo um dos maiores riscos para a propagação do vírus Covid-19 a concentração de pessoas, colaboremos proactivamente nesta luta pela defesa da vida humana, que sempre defendemos, suspendendo todo o tipo de Celebrações Comunitárias, nomeadamente da Celebração da Palavra e da Eucaristia.” - Orientações Pastorais do Arcebispo de Évora - 13 de Março.


Programa da Semana Santa e Tríduo Pascal
Arquidiocese de Évora
Com presidência do Arcebispo de Évora, na igreja de S. Francisco

Domingo de Ramos - 5 de Abril
- 11h30 - Celebração da Bênção dos Ramos e Eucaristia com Leitura da Paixão do Senhor.

Quinta-feira Santa - 9 de Abril
- Não será celebrada a habitual Missa Crismal, propondo o Senhor Arcebispo que esta seja celebrada, se possível, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Jornada Mundial de Oração pelos Sacerdotes, dia 19 de Junho, com a comemoração dos jubileus sacerdotais dos reverendos Padres: Manuel Luís Sanches Manso; Júlio Manuel Roxo Rodrigues (50 anos de Ordenação Sacerdotal); Marcelino José Moreno Caldeira, José Mombo Lelo e Alberto Aniceto Dâmaso Dangala (25 anos de Ordenação Sacerdotal).
- 18h30 - Missa da Ceia do Senhor.

Sexta-feira Santa - 10 de Abril
- 10h00 - Oração de Laudes transmitida directamente da Capela da Casa Arquiepiscopal de Évora.
- 15h00 - Celebração da Paixão do Senhor
(Neste dia é costume dedicar a Coleta dos fiéis à Terra Santa, por sugestão da Santa Sé (cf. Comunicado da Congregação para as Igrejas Orientais, 27 de Março), os fiéis terão oportunidade de contribuir para a Coleta da Terra Santa nas Missas a celebrar, querendo Deus, no Domingo, 13 de Setembro, na proximidade da Festa da Exaltação da Santa Cruz.)
- 21h00 - Transmissão do vídeo da Procissão do Enterro do Senhor realizada na cidade de Évora no pretérito Ano Pastoral 2018/2019, organizada pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Évora.

Sábado Santo - 11 de Abril
- 10h00 - Oração de Laudes transmitida directamente da Capela da Casa Arquiepiscopal de Évora.
- 21h00 - Vigília Pascal.

Domingo de Páscoa - 12 de Abril
- 11h30 - Eucaristia de Domingo de Páscoa, concluída a qual o Senhor Arcebispo subirá ao ponto mais alto do terraço da igreja de São Francisco, onde dará a Bênção do Santíssimo Sacramento, Cristo Ressuscitado, à Cidade de Évora e a toda a Arquidiocese, para que nos sintamos todos ajudados pela certeza da Misericórdia de Deus.

Comentários