23 de Abril: Fundação Eugénio de Almeida promove debate online sobre a cultura

Neste
dia 23 de abril, às 17h00, irá realizar-se o debate  Futuros da cultura, culturas do futuro -  um debate necessário, em direto na página do Facebook do Centro de Arte e Cultura.   O debate terá como oradores Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Antonio Sáez Delgado, docente na Universidade de Évora, investigador e escritor; Eduardo Luciano, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora, e Rui Horta, Coreógrafo, Diretor Artístico de O Espaço Do Tempo.

Com esta iniciativa, a  Fundação Eugénio de Almeida procura estimular uma reflexão em torno dos problemas e desafios que se colocam aos agentes culturais para o desenvolvimento da sua atividade, num contexto desfavorável imposto pelo  Covid-19 à escala global, e tendo em vista a sua superação. Que direção seguir?  Quais são as expetativas éticas e estéticas que se perfilam às culturas do futuro?  Todos estão convidados a dar o seu contributo a estas e a muitas outras questões, num debate moderado por José Alberto Ferreira, Diretor Artístico do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.
Futuros da cultura, culturas do futuro -  um debate necessário integra a programação #FundaçãoConsigo, que pode ser acompanhada no website da Fundação Eugénio de Almeida e nas redes sociais Facebook e Instagram.

____________

ANA PAULA AMENDOEIRA, Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora, é Vice-presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal.
Entre 2000 e 2008 foi Chefe de Divisão da Ação Cultural, Educação e Ação Social no Município de Reguengos de Monsaraz. Atualmente é Diretora Regional de Cultura do Alentejo.

ANTÓNIO SÁEZ DELGADO é Doutorado em Filologia Hispânica pela Universidad de Extremadura e Professor Auxiliar do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, onde lecciona disciplinas de Literatura Espanhola e de Literaturas Ibéricas. Publicou livros de ensaio, poesia, diários, antologias e traduções de diversos escritores portugueses modernos e contemporâneos.

EDUARDO LUCIANO é licenciado em Direito. Advogado de profissão (com actividade auto suspensa desde Outubro 2013). Com experiência autárquica desde 2005, é desde 2013 Vereador na CME com os pelouros: Cultura, Património, Turismo, Centro Histórico, Gestão Urbanística, Ordenamento do Território, Fiscalização.

RUI HORTA é coreógrafo, bailarino, fundador e Diretor Artístico de O Espaço do Tempo, um centro multidisciplinar de pesquisa e criação, sediado em Montemor-O-Novo.
Fundou e dirigiu a Companhia de Dança de Lisboa (1984-1987), e o S.O.A.P. Dance Theatre Frankfurt, companhia residente no Künstlerhaus Mousonturm (1990). As suas criações têm sido apresentadas em diversos palcos e festivais por todo o mundo. Recebeu diversos prémios e condecorações, em Portugal e no estrangeiro.

Comentários