HÁ UM ANO A PREPARAR A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

 A notícia foi conhecida a 27 de Janeiro de 2019, no Panamá, faz esta segunda-feira um ano. Lisboa será a próxima cidade a acolher, em 2022, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior evento do mundo dedicado aos jovens. Desde então, o Comité Organizador Local (COL), presidido pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e coordenado por D. Américo Aguiar (setor logístico-operativo) e D. Joaquim Mendes (área pastoral), tem desenvolvido inúmeros esforços na sua organização e preparação. “Foram constituídas sete equipas de trabalho compostas por vários sacerdotes e um número imenso de leigos que têm vindo a trabalhar nas áreas mais diversas da logística, do acolhimento, da parte financeira e da parte pastoral”, adianta D. Américo Aguiar, coordenador-geral da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022, referindo também que, ao longo deste ano, tem havido um “diálogo com as autoridades”, entre as quais a Presidência da República, o Governo, vários ministérios, a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Loures, que “têm colaborado de uma maneira muito entusiasta”.

VOLUNTÁRIOS DE TODO O MUNDO

O cariz universal da JMJ têm despertado, desde já, o interesse de voluntários de inúmeras regiões do globo. “Temos sido contactados por jovens do mundo inteiro que querem fazer voluntariado, uns imediatamente e outros mais em cima da data da Jornada Mundial da Juventude. Através do site e das aplicações que surgirão será fácil a cada jovem poder disponibilizar-se para ser voluntário”, afirma D. Américo Aguiar, bispo-auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Não são só os mais novos a poder colaborar, adianta. “Dou-vos um exemplo. Vamos precisar de muitos voluntários que façam traduções. Há muitas pessoas que estão numa fase da vida mais calma, até porventura aposentados, e que são profissionais da área da tradução ou viveram em países estrangeiros, e que podem ser magníficos voluntários a trabalhar com a organização.” “Agradecemos, desde já, aos que vão ser voluntários e a todos aqueles que até esta data, neste ano, têm sido magníficos na disponibilidade, no empenho e na ajuda, porque a Jornada Mundial da Juventude só se concretizará, se formos capazes de estar todos disponíveis e cada um der o melhor de si”, sublinha D. Américo Aguiar.

ENTREGA DO ÍCONE E DA CRUZ DA JMJ EM ABRIL

Neste momento, o COL está também empenhado na preparação da peregrinação para a entrega dos símbolos da JMJ que irá decorrer em Roma, no Domingo de Ramos, dia 5 de Abril. A organização recebeu largas centenas de inscrições de jovens de todo o país. São muitos os que querem encontrar-se com o Papa Francisco para, juntamente com D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, trazerem para Portugal a cruz – entregue por São João Paulo II aos jovens do mundo inteiro, em 1984 – e o ícone de Nossa Senhora. “A partir deste Domingo de Ramos, vamos começar a ter uma presença mais efetiva junto dos portugueses, através dos media e das redes sociais. Todos estamos convocados, porque todos seremos poucos para acolher mais de um milhão de jovens”, frisa o coordenador-geral da JMJ Lisboa 2022. “Estou convencido que o país que inaugurou a globalização para o mundo, que deu novos mundos ao mundo, mais uma vez será exemplar no acolhimento de toda esta juventude.” Com a entrega dos símbolos a Portugal, os mesmos iniciarão uma peregrinação pelos países africanos de língua oficial portuguesa, que passará também por Espanha. Seguirse-á depois um percurso pelas dioceses de Portugal que terminará no Verão de 2022, em Lisboa, onde decorrerá a JMJ.

CONCURSOS DO LOGO E DO HINO

Decorre ainda, neste momento, a seleção dos vencedores dos concursos do logotipo e do hino. Na competição internacional que irá eleger o símbolo gráfico do evento participaram centenas de candidatos provenientes de 30 países dos cinco continentes. A triagem e a avaliação destes trabalhos foi feita primeiramente por uma equipa da Universidade Católica Portuguesa que selecionou as 21 melhores propostas. Estas serão agora avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação. Serão também auscultados alguns jovens ao longo do processo. Para o concurso que irá escolher a canção oficial da JMJ, e que foi aberto apenas a portugueses, o COL recebeu mais de uma centena de candidaturas. Estas estão a ser analisadas por um júri, composto por profissionais ligados à área da música e das artes. Em breve, serão divulgados os vencedores de ambas as competições. A todos, o COL agradece, mais uma vez, o empenho e a disponibilidade demonstrada na organização da JMJ Lisboa 2022 que tem como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

https://www.youtube.com/watch?v=_lpZ1NB4YcA&feature=youtu.be

Comentários