23 de Novembro em Santarém: Colaboradora do Papa participa no Encontro Nacional de Leigos

A Conferência Nacional do Apostolado de Leigos (CNAL) convidou a jurista Linda Ghisoni, colaboradora do Papa Francisco, para participar no encontro que promove este sábado, em Santarém.
Em nota enviada à Agência ECCLESIA, a CNAL informa que Linda Ghisoni vai apresentar o tema ‘Prometo que hei de viver a vida em pleno e até ao fim’: Os desafios à vida e à santidade hoje’, que dá mote ao 5.º Encontro Nacional de Leigos.
A jurista, nomeada pelo Papa Francisco para a subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé em novembro 2017, vai encerrar os trabalhos da manhã de sábado, a partir das 12h30, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – CNEMA.
Linda Ghisoni é doutorada em Direito Canónico, Filosofia e Teologia; em 2019, participou na Convenção para a Proteção de Menores, no Vaticano, que foi convocada pelo Papa; em abril de 2018, foi escolhida para consultora da Congregação para a Doutrina a Fé.
O Encontro Nacional de Leigos 2019 começa às 09h30; pelas 10h00, a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, conversa com o provincial da Companhia de Jesus (Jesuítas) em Portugal, padre José Frazão Correia, num debate com moderação do jornalista António Marujo; às 12h00 os participantes vão ouvir o testemunho do ator italiano Pietro Sarubbi.
Durante a tarde, entre as 15h00 e as 18h30, o programa prevê debates, concerto e visitas culturais, comunicações, mais conversas, workshops e oração no Santuário do Santíssimo Milagre.
O tema “’Prometo que hei de viver a vida em pleno e até ao fim’: os desafios à vida e à santidade hoje”, é inspirado em Etty Hillesum, jovem judia holandesa que morreu em Auschwitz em 1943, e na exortação apostólica do Papa Francisco dedicada à santidade, ‘Gaudete et Exsultate’ (Alegrai-vos e Exultai).
O bispo de Santarém, D. José Traquina, preside à Missa vespertina da Solenidade de Cristo Rei, às 18h45; e a ‘Praça Central’ termina com o concerto de Joana Espadinha, que começa às 21h30, no Teatro Sá Bandeira.
Conferência Nacional do Apostolado de Leigos que reúne organismos, associações e movimentos de leigos de todo o país, promove este encontro que já se realizou nas Dioceses de Coimbra, Porto, Évora e Viseu.

Comentários