Palavra ao nosso Arcebispo: Sínodo dos Bispos para a Amazónia

Dirijo-me a cada Cristão da Arquidiocese de Évora e a cada uma das suas comunidades, para vos pedir que acompanheis com o vosso interesse e a vossa oração o Sínodo dos Bispos para a Amazónia, convocado pelo Papa a realizar-se em Roma, sob o tema: "Amazónia: Novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral".

O Sínodo integra representantes católicos do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname. A assembleia conta com 185 padres sinodais, dos quais 113 vêm de circunscrições eclesiásticas pan-amazónicas, pertencentes a 7 Conferências Episcopais.
 
Estão presentes 13 responsáveis da Cúria Romana. Fazem parte também 15 religiosos eleitos pelos superiores gerais e 33 membros nomeados por indicações pontifícias. Há também seis delegados de outras Igrejas e comunidades cristãs presentes nos territórios pan-amazónicos que tem uma extensão de 7,8 milhões de Km2 e cerca de 33 milhões de habitantes, dos quais 3 milhões são indígenas pertencentes a 390 povos ou grupos.
Perante esta decisão corajosa do Papa, importa que todos acompanhemos este magno sínodo com a nossa oração e o nosso interesse. Apelo a que as nossas Paróquias e comunidades incluam nas suas preces comuns a oração pelo melhor êxito do Sínodo e pela defesa do grande pulmão da Casa Comum que é a Amazónia.

+ Francisco José, Arcebispo de Évora 


Comentários