GNR resgata 36 migrantes na Ilha de Samos

A Guarda Nacional Republicana, através de militares da Unidade de Controlo Costeiro, destacados desde abril na ilha de Samos, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), hoje, dia 18 de outubro, detetou e resgatou 36 migrantes, a este da Ilha de Samos – Grécia.
No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da GNR detetaram uma embarcação de borracha a 3 milhas náuticas da costa, com cerca de 6 metros e com excesso de lotação. De imediato, os militares da GNR intercetaram a embarcação, realizando o resgate de 36 pessoas, das quais 12 crianças, cinco mulheres, e 19 homens. De salientar que durante o transporte foram distribuídas águas e produtos alimentares, dado que os migrantes apresentavam sinais de desidratação e que, entre os tripulantes se encontrava uma idosa com sinais de fraqueza, tendo sido encaminhada para o Hospital de Samos.
Durante o resgate, os migrantes foram colocados na embarcação portuguesa e transportados em segurança para o Porto de Vathy, sendo entregues às autoridades helénicas.
Só no presente ano de 2019, e até ao momento, a GNR efetuou mais de 1000 patrulhas, o que corresponde a mais de 6140 horas de empenhamento, tendo detetado mais de 250 embarcações e auxiliado aproximadamente 2500 migrantes.


Comentários