CAMPEONATO DO MUNDO DAS PROFISSÕES: Sessão Pública para Entrega de Medalhas e Certificados

O 45.º Campeonato do Mundo das Profissões, o WorldSkills Kazan 2019, realizou-se de 22 a 28 de agosto e Portugal fechou esta participação no 22.º lugar, entre 63 países.
Naquela que foi a competição mais participada de sempre da WorldSkills, com cerca de 1350 concorrentes, a equipa portuguesa obteve 7 medalhas de excelência em 6 profissões:
- André Pedrosa, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, em Soldadura
- Daniel Stelmach, do CEPRA, em Mecatrónica Automóvel
- Francisco Campos, do CENFIM – Porto, em Refrigeração e Ar Condicionado
- Luka Zandarashvili e Pedro Pereira, do CINEL em Robótica Móvel
- Rui Carvalho, do CENFIM – Trofa, em Fresagem CNC
- Rui Martins, do CENFIM – Trofa, em Controlo Industrial

A dupla de robótica móvel, Luka Zandarashvili e Pedro Pereira, do CINEL, foi ainda distinguida com o prémio “Best of the Nation”, tendo sido os que conquistaram mais pontos entre os 14 concorrentes portugueses.

Comparativamente ao último campeonato do mundo, que se realizou em Abu Dhabi em 2017, Portugal subiu 22 lugares no ranking mundial, duplicando o número de medalhas. Este 22.º lugar, que nos coloca à frente de muitos países europeus, vem demonstrar que a formação profissional desenvolvida em Portugal, pelos diversos operadores, está cada vez mais alinhada com os padrões de exigência mundial e com os standards definidos pelas empresas.

Num quadro de reconhecimento, valorização e promoção da excelência dos jovens e dos formadores que contribuíram para valorizar a qualidade da formação profissional desenvolvida em Portugal, vai realizar-se uma sessão pública para entrega das medalhas e certificados a todos os participantes no Campeonato do Mundo das Profissões.

A sessão decorre neste dia 23 de setembro, no Serviço de Formação Profissional de Coimbra, das 14h30 às 16h00.


O que são os campeonatos das profissões?

Trata-se de competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que já concluíram ou que ainda se encontram a frequentar um curso / formação profissional.

Nestes campeonatos destaca-se o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).



Comentários