20 e 21 de Setembro: Mosteiro de S. Bento de Cástris recebe VII Residência Cisterciense em Évora

A VII Residência Cisterciense realiza-se no Mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora, nos dias 20 e 21 de setembro de 2019, este ano sob o tema "Conventualidades: representações e vestígios do quotidiano".
Esta edição aposta na troca de saberes e experiências, na diversidade de abordagens, nas distintas apropriações dos espaços por formas de arte também distintas, na abertura à cidade/população e ao mundo académico.

Cinema, dança, concertos, experiências musicais, workshops para diferentes públicos, instalações artísticas, pintura, exposições, em diálogo com a investigação, têm marcado o terceiro fim de semana de setembro em Évora, desde 2013.

A iniciativa parte uma vez mais da parceria entre o CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a que este ano se juntam o Laboratório HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda e, novamente, o CEHR - Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
Com o ambicioso tema “Conventualidades: representações e vestígios do quotidiano”, a VII Residência pretende congregar olhares que vão da análise laboratorial à prática arqueológica, da pesquisa histórica à investigação em musicologia, das potencialidades digitais para a salvaguarda e valorização do património às paleodietas, passando ainda pela realização de workshops.

Este diálogo aposta ainda num caminhar pela cidade e pelas suas ofertas patrimoniais, com especial ênfase no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo – Museu de Évora (património proveniente do mosteiro de S. Bento de Cástris) e no Colégio do Espírito Santo (património azulejar), sentindo o Alentejo também na gastronomia regional, com os Caminheiros de Évora, e encerrando ao som das flautas, provando a importância dos quotidianos, dos sons e dos sabores, dos vestígios de natureza vária, para a construção da história dos lugares. Mais informação e inscrições em 
http://residenciacisterciense.weebly.com/


Comentários