28 de Agosto a 2 de Setembro: Feira da Luz/Expomor anima Montemor-o-Novo

Mais de 100 expositores marcam presença na edição deste ano da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo (Évora), que arranca na quarta-feira, para afirmar a economia local e mostrar as potencialidades económicas do concelho.
A feira, no Parque de Exposições da cidade, decorre em paralelo, até à próxima segunda-feira, com o certame agropecuário Expomor, no Parque de Leilões de Gado, numa organização conjunta do município e da APORMOR - Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo.
O evento é, anualmente, “um ponto de encontro e de reencontro dos montemorenses” e “um marco que assinala o fim de um ciclo agrícola e o começo de outro”, destacou a autarca de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, citada pela câmara.
“É um espaço de excelência para o entretenimento coletivo e para a afirmação da economia local” e uma “oportunidade para poder mostrar o que de melhor existe” no concelho “em termos de inovação, atividades económicas, cultura, trabalho do movimento associativo, espetáculos, exposições, desporto e tradição”, frisou.
No global, disse à agência Lusa fonte do município, vão estar presentes “mais de 100 expositores” de diversos setores de atividade, que aproveitam o certame para realizar negócios, partilhar contactos ou como “ponto de encontro entre as mais variadas entidades, associações e empresas”.
A exposição principal desta edição, no Pavilhão de Exposições, é subordinada ao tema “Feira da Luz: Pessoas, Vivências e Memórias”.
A mostra, disse a autarca, vai proporcionar “uma viagem mágica no tempo com a exposição das memórias da Feira da luz ao longo dos séculos, registadas através de vários tipos de documentação”.
Sendo Montemor-o-Novo o concelho considerado a “capital” da produção pecuária extensiva, o público vai poder assistir no Parque de Leilões, adjacente ao Parque de Exposições, a mostras e a concursos de gado ovino ou bovino, entre outros.
“É uma mostra única no país pela quantidade, qualidade e diversidade do efetivo pecuário aqui exposto”, assinalou a presidente da câmara municipal.
Leilões, degustações, colóquios e ‘workshops’ ligadas ao setor agrícola e agropecuário são outras das vertentes da Expomor.
A “banda sonora” da Feira da Luz, no palco principal, conta com concertos de grupos como os Tais Quais, The Gift ou Quatro e Meia, assim como de artistas como Boss AC, Gisela João e Aurea ou a tradicional Noite de Folclore, com o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense e convidados.
No Palco das Tasquinhas, os concertos programados são de Manuel Guerra, Corações de Atum, Branko, Kumpania Algazarra e Pura Mob Keys.
Tasquinhas e de restaurantes, um espaço para as empresas do concelho, um para as freguesias, outro para o artesanato e ainda um dedicado aos pequenos agricultores, atividades desportivas, feira do livro, concurso de mel, feira franca, divertimentos, espaço Brincafeira para os mais pequenos e uma corrida de toiros são outras das atrações do programa, de acordo com o município.

Comentários