Património imaterial em destaque na Feira do Chocalho


Abre esta sexta-feira, dia 26 de julho, ao público, em Alcáçovas, no largo da feira, mais uma edição da Feira do Chocalho, onde o património imaterial irá marcar presença com o fabrico de chocalhos, o cante e a dieta mediterrânica.
Depois do fado, em 2018, este ano a dieta mediterrânica caraterizada pelo uso sustentável dos recursos e o respeito pela sazonalidade, classificada em 2013 como património cultural imaterial da humanidade, vai estar em destaque através da exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”, patente no Pavilhão da Gamita.
Também o fabrico de chocalhos, distinguido pela Unesco, em 2015, está, naturalmente, presente no certame. Os muitos visitantes esperados ao longo do fim de semana podem apreciar o trabalho ao vivo dos chocalheiros, para além de terem a oportunidade de adquirir chocalhos.
A propósito, será inaugurada também na sexta-feira, pelas 17h30, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, a exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos. A exposição que ocupa o 1º piso do edifício está dividida em 3 partes: a primeira sala é dedicada ao fabrico de chocalhos, a segunda à paisagem sonora e sensorial que os chocalhos produzem e, a terceira sala, aos mestres chocalheiros. A exposição contempla ainda 3 outras salas dedicadas ao conjunto artístico-arquitetónico, ao património e à memória oral, onde o visitante é convidado a depositar uma história biográfica.
O cante alentejano inscrito na Unesco, em 2014, como património cultural imaterial da humanidade também merece relevo com a atuação dos quatro grupos da freguesia – o Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas, o Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino “Cantares de Alcáçovas” e o Grupo Coral “Tertúlia dos Amigos do Cante” de Alcáçovas.
A Feira do Chocalho 2019 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.




Comentários