Montemor-o-Novo: Faleceu o Mestre José Salgueiro

Ao final da manhã deste domingo, dia 28 de Julho, faleceu o Mestre José Salgueiro, de 100 anos de idade, um dos Homens mais carismáticos e sabedores de Montemor, noticiou o jornal "O Montemorense".

Era Mestre Ervanário e poeta, entre muitos outras ocupações.

José Salgueiro encontra-se em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora da Luz (junto à Farmácia da Misericórdia).


O funeral realiza-se nesta segunda-feira, dia 29 de julho, pelas 15h00, para o Cemitério de S. Francisco.

Recorde-se que no passado dia 3 de Fevereiro de 2019, José António Salgueiro, conhecido por ser Mestre das plantas, celebrou 100 anos de vida. Na Sociedade Carlista, numa organização do Centro de Estudos Documentais do Alentejo - Memória Colectiva e Cidadania (CEDA) e da Revista Memória Alentejana, mais de meia centena de familiares e amigos homenagearam Mestre Salgueiro que a todos brindou com a sua sabedoria e sentido de humor.

Foto de José Salgueiro no dia do 100.º aniversário do Mestre Salgueiro

Comentários

  1. Paz a sua Alma, condolências a sua família.


    ResponderEliminar
  2. Mundo Damistico mais Pobre

    Minhas Condolências a sua Família

    ResponderEliminar
  3. Conheci o Mestre José Salgueiro no Solar dos Zagallos, em Almada, quando tinha 95 anos. Tive o prazer de conversar com ele cerca de uma hora. Era um homem extraordinário. Disse-me que chegou a velho depois de ter sido um rapaz frágil, que se viu na necessidade de cuidar da sua saúde. Enalteceu muito a linhaça, que tomava diariamente. A sua alimentação era frugal e em grande parte feita de ervas. Vendia várias misturas de ervas que ele próprio fazia, embora já não as colhesse directamente do solo. Tinha um aura especial, que nunca esquecerei.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário