Concertos pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica “ em Florença


O Coro Polifónico realizará Concertos em Florença entre 24 e 27 de julho, sob a direção do Maestro Eduardo Martins no âmbito da sua participação no VIII Festival Internacional de Coros e Orquestra de Florença.

Os Concertos terão lugar em: 

24 julho 16.00  no  Salone dei Cinquecento, Piazza della Signoria na Cerimónia de Abertura do Festival
25 julho no Auditório Santa Apollonia, em Concurso:
               14.15  na Categoria Coros Mistos de Adultos
               15.45  na Categoria Música Sacra
25 julho às 21h00  Concerto na Basilica di Santa Trinita, Piazza Santa Trinita
26 julho às 17.00 Cerimónia da Entrega de Prémios na Basilica Santa Croce, Piazza Santa Croce
26 julho 19.30  Concerto Final na Basilica Santa Croce

O Coro irá interpretar obras de Compositores de Polifonia da Sé de Évora (Manuel Mendes, Duarte Lobo, Manuel Cardoso, Diogo Dias Melgaz, Estêvão de Brito), de Fernando Lopes Graça, Eurico Carrapatoso, Hassler, Johannes Brahms.

Coro Polifónico “Eborae Mvsica” fez em Setembro de 1987 a sua primeira apresentação pública, integrada no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes”. Tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), como também outras obras de diferentes épocas. Destacam-se nas suas atuações a participação nas Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, acontecimento que a Associação Eborae Musica organiza, anualmente no mês de Outubro. Nas deslocações internacionais destaca-se a participação na Europália 91 na Bélgica e a participação no 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia onde ficou classificado em 3.º lugar, obtendo a medalha de bronze. Dirigido atualmente por Eduardo Martins, foi dirigido antes por Adelino Santos, Francisco d’Orey e Pedro Teixeira.

Eduardo Martins  - foi aluno do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em piano, tendo concluído o respetivo curso já no Conservatório de Música de Coimbra. Mestre em Direção Coral é licenciado em Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, tendo tido como professores os maestros Paulo Lourenço e Alberto Roque. Foi Diretor Artístico do Grupo Coral Laudamus – Ovar (1999-2011) e Coro de Letras da Universidade de Coimbra(2004-2006). Dirigiu o Coro Tejo e Coro Sacro da ESML – Lisboa; atualmente dirige o Grupo Coral ViVaVoz – Oeiras, Coro da Universidade de Lisboa e o Coro Polifónico Eborae Musica(desde 2013).           

A deslocação é apoiada pelo Ministério da Cultura- Direção Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Évora; a divulgação é apoiada pelo Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa, O Registo


Comentários