Cinco abalos sísmicos registados em Portugal durante a madrugada. Um deles foi em Évora


Na última madrugada, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foram registados cinco sismos em Portugal (continental e insular) de pequena magnitude.

Pelas 6h13 desta quarta-feira, dia 24 de Julho, em Évora sentia-se um abalo de magnitude 2.2, tendo sido o mais forte dos cinco sismos registados nesta madrugada.

Pela 00h58, um abalo sísmico de 0.7 era registado na Vidigueira, no distrito de Beja. Mais tarde, pela 1h34, novo sismo, desta feita de magnitude 0.9 na escala de Richter em Alcoutim, em Faro.

O terceiro sismo da noite foi sentido em Machico, na Madeira, de magnitude 1.1. Já pelas 3h44, o portal do IPMA registou um sismo de 1.9 em Faro.

Recorde-se que o território continental, "assente na placa euro-asiática", caracteriza-se por um nível intermédio de sismicidade, "quer em termos de magnitude, quer em termos de frequência", pode ler-se no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A maior parte dos sismos, refira-se, ocorrem na zona sul do Algarve, mas principalmente a sudoeste do cabo de São Vicente. Aliás, dá ainda conta o IPMA que nos últimos 40 anos tem-se observado "alguma aglomeração sísmica na zona de Évora, na zona litoral entre Santarém e Coimbra e a este da Costa Vicentina".

Comentários