Alunos luso espanhóis homenageiam Sophia de Mello Breyner

Mais de uma centena de alunos portugueses e espanhóis irão homenagear, no próximo dia 21 de Maio, em Évora, a escritora Sophia de Mello Breyner por ocasião do centenário do seu nascimento. Esta homenagem ocorre no âmbito da já tradicional “Maratona de Leitura de Língua Portuguesa e Espanhola” que anualmente reúne estudantes de Évora e da Extremadura.
Este ano, a Maratona de Leitura terá lugar no Largo da Sé, a partir das 14h30, e está inserida na vasta programação do Livros à Rua, juntando estudantes do 1º, 2º e 3º ciclos e do secundário, dos agrupamentos Manuel Ferreira Patrício e nº 4 (André de Gouveia) e da cidade espanhola de Montijo.
Além da literatura infantil, Sophia de Mello Breyner escreveu também contos, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses. A sua obra está traduzida em várias línguas e foi várias vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão.
A Maratona de Leitura de Língua Portuguesa e Espanhola, em que os alunos são desafiados a ler os textos do autor homenageado na língua estrangeira, enquadra-se no projeto da Câmara Municipal de Évora de promoção da leitura “Voar na Asa dos Livros”, e no Projeto “A LER+”, do Plano Nacional de Leitura” e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Assim, a partir das 14h30, no Largo da Sé, os jovens leitores irão evocar Sophia de Mello Breyner em leituras individuais, em grupo, dialogadas e em coro, numa singela homenagem à poetisa, a quem, em 2014, lhe foram concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional.


Comentários