NOVO BANCO cede relevante pintura de Pieter Bruegel ao Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo em Évora


Protocolo será assinado dia 11 de abril na presença da Senhora Secretária de Estado da Cultura
O NOVO BANCO e a Direção Regional de Cultura do Alentejo vão assinar amanhã, dia 11 de abril, um protocolo para a cedência de uma das mais relevantes obras da Coleção de Pintura do NOVO BANCO, a pintura flamenga do século XVII, assinada por Pieter Bruegel (o jovem) “Festa de casamento”.
Esta pintura, que esteve fora do olhar do público e dos estudiosos nos últimos 70 anos, é um contributo do maior interesse para o Corpus da obra de Bruegel (o jovem).

A assinatura do protocolo com  o Museu em Évora, vai contar com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e do CEO do NOVO BANCO, António Ramalho.



Sobre a Obra:
Pieter Bruegel (o jovem),
1564-1636
“Festa de casamento”
Assinado e datado 1620
Óleo sobre madeira
de carvalho
s/moldura 74,5 x 107 cm

c/moldura 100 x 130 cm


Esta pintura de Pieter Bruegel (o jovem) reproduz um tema da autoria do pai, Pieter Bruegel (o velho), um dos primeiros pintores flamengos a interessar-se pela representação de temas rurais e festas camponesas ao ar livre. Pieter Bruegel  herda a oficina do pai e ao longo de mais de meio século dará continuidade à sua obra, fazendo pinturas ao estilo do pai. A sua obra, de exímia competência técnica no desenho e na pintura, traz também novos contributos no modo de representar a narrativa, com diversas inovações na iconografia dos temas rurais e populares. Bruegel capta o instantâneo, representa o ambiente da festa na fugacidade do momento: os músicos tocam, os convidados comem, bebem, conversam, distribuem-se as sopas, enchem-se os jarros de vinho.

Coleção de Pintura já em 17 Museus do país.
Arte & Cultura partilham-se.
Com este protocolo, que se enquadra no contrato entre o NOVO BANCO e o Estado Português, através do Ministério da Cultura, para divulgação e partilha do património do cultural e artístico do Banco, desde janeiro de 2018 são já 30 as obras de grande relevo artístico colocadas em exposição permanente em 17 museus de várias regiões do país, desde Castelo Branco, Guarda, Guimarães, Setúbal, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Viseu, Torres Novas, Óbidos, Madeira, Açores, Faro, Beja e agora em Évora.

Coleções e obras de arte NOVO BANCO Cultura disponíveis em plataforma digital
O NOVO BANCO através do site nbcultura.pt, plataforma que agrega o património cultural e artístico do Banco, divulga e partilha o vasto património do Banco neste âmbito.

No nbcultura.pt é possível ter acesso a informação detalhada sobre as quatro coleções do NOVO BANCO: Fotografia Contemporânea, Pintura, Numismática e a Biblioteca de Estudos Humanísticos. Nesta plataforma, que tem como principal objetivo a partilha do património cultural do NOVO BANCO, disponibilizam-se, em galeria de imagens e por pesquisa, diversas obras de cada um dos acervos, promovendo-se, igualmente, todas as iniciativas que já se realizaram e aquelas que estão previstas.

O NOVO BANCO Cultura reúne sob um único conceito todas as coleções do NOVO BANCO, com o objetivo último de preservar e divulgar o seu vasto património, estruturado em quatro pilares:

- Coleção de Pintura NOVO BANCO – Conjunto de obras relevantes de pintura portuguesa e europeia de várias épocas, que conta com um programa de depósitos de obras de relevo em importantes museus do país.

- Coleção de Fotografia Contemporânea NOVO BANCO – Venceu, em novembro de 2018, o prémio internacional nos "Corporate Art Awards - Art Patrons of the XXI Century", com a distinção "For the Outstanding Photography Collection of 21st century living artists". Este prémio visa promover a colaboração entre o mundo empresarial e o da arte a nível internacional, sendo um importante reconhecimento do exemplo único de mecenato cultural, que criou uma das mais importantes coleções corporativas de arte contemporânea do mundo composta por artistas vivos do século XXI. Este prémio junta-se ao já vasto e reconhecido curriculum internacional da Coleção.

- Biblioteca de Estudos Humanísticos NOVO BANCO – Das mais valiosas bibliotecas particulares especializadas em estudos humanísticos, foi entregue em depósito à Biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa;

- Coleção de Numismática NOVO BANCO – Uma das maiores e mais completas coleções de numismática portuguesa, acessível ao público através de marcações, e que através de parceria recente com a Universidade Nova - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) está também disponível aos alunos e investigadores e projetos académicos.

Comentários