Moçambique: Igreja da Beira pede ajuda para recuperar rádio católica destruída após a passagem do devastador ciclone Idai

Centenas de mortos, milhares de pessoas desalojadas, um cenário de devastação impressionante. A passagem do ciclone Idaí pela província da Beira, no passado dia 14 de Março, afectou toda a região.

Os danos são imensos e só agora, com a diminuição dos níveis das águas, é possível começar a fazer-se um inventário concreto dos prejuízos imensos causados pelo ciclone. Também os edifícios e estruturas da Arquidiocese – igrejas, capelas, seminários, edifícios paroquiais e a Rádio Pax – ficaram profundamente danificados ou mesmo completamente destruídos.

A Igreja local lançou, entretanto, um pedido de ajuda para a recuperação da Rádio Pax – a mais antiga rádio moçambicana, que há seis décadas serve a população da Beira –, que viu as suas estruturas completamente dizimadas e que está sem emissão desde o dia 14 de Março.

O próprio Arcebispo da Beira, D. Cláudio Dalla Zuanna, já veio explicar a urgência de a Rádio Pax retomar as suas emissões, até para evitar que se “espalham boatos”, num momento tão sensível em que as populações estão sem nada e precisam de ajuda a todos os níveis, nomeadamente para a distribuição de alimentos, medicamentos e vestuário.

Dada a situação terrível que se vive na região e a urgência de a emissora católica voltar a emitir sinal e ser a voz da Igreja nestes momentos tão complexos, o director da Rádio Pax lançou um apelo à Fundação AIS/ACN, através do secretariado português da instituição.

Numa mensagem enviada para Lisboa, o Padre Hugo Machado explica, sucintamente, o ponto da situação em que se encontra a rádio católica da Beira. “Sofremos bastante. Todo o material ficou molhado e danificado. Os cabos rebentaram, as pequenas mesas de som estão molhadas. A nossa torre caiu e com ela caiu também o distribuidor, a sinalização, os cabos que saiam do estúdio de emissão para o centro emissor também estão todos quebrados.”

Para que a Rádio Pax possa voltar a fazer ouvir a sua voz é necessário praticamente tudo. A lista das necessidades parece não ter fim. “Precisamos de mudar a estrutura da rádio para outro lugar onde possamos funcionar, precisamos de nova antena, novos computadores, de um novo misturador, ou seja, de nova consola, de um transmissor de mil watts, microfones…”

A presença da Igreja através das emissões radiofónicas é essencial em África. E a Fundação AIS tem procurado apoiar muitas rádios locais que são, tantas vezes, a única voz da Igreja para a evangelização das populações. E a Rádio Pax insere-se nessa lista extraordinária das rádios que são a voz e o estímulo da Igreja em terras africanas, tendo já um enorme trabalho produzido ao longo de mais de 60 anos de emissões regulares. Como diz o padre Hugo Machado, a Rádio Pax é sinónimo de promoção de paz, justiça e bem social.

“A Rádio Pax é muito antiga, é a primeira rádio de Moçambique, fundada por D . Sebastião Soares de Resende, o primeiro bispo, e é uma rádio que luta pela paz, que promove a paz a justiça e o bem social. Estando parada, estamos mesmo desnorteados”, explica o padre Hugo na mensagem enviada para Lisboa, para a Fundação AIS.

“Precisamos reerguer-nos e pedimos a vossa colaboração e agradecemos desde já as ajudas que nos irão fazer chegar, através dos benfeitores e amigos da Fundação AIS. Estamos muito agradecidos pela vossa solidariedade e esperamos manter a nossa parceria connosco. Obrigado por tudo o que vão fazer por nós.”




Comentários