Exposição de fotografia retrata a Mulher dos últimos 150 anos

Por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora abriu o seu espólio numa abordagem à temática da Mulher. O resultado foi a exposição ontem inaugurada no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e na Biblioteca Pública de Évora: “A Mulher nas Coleções do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora”. O certame mostra, na fascinante linguagem fotográfica, a perceção e representação da imagem da Mulher desde 1870 até aos inícios do Séc. XXI, refletindo o seu papel na sociedade ao longo dos últimos 150 anos. O conjunto de fotografias expostas, mais de seis dezenas, é o resultado da pesquisa efetuada em cada uma das diferentes coleções do Arquivo Municipal e retrata, numa perspetiva cronológica, as várias fases de evolução do papel da mulher na sociedade.
A inauguração teve lugar no dia 7 de Março e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e da Diretora da Biblioteca Pública de Évora, Zélia Parreira. O Presidente da Câmara referiu-se à exposição como sendo uma excelente homenagem às mulheres portuguesas, mas também aos fotógrafos, destacando o facto de todo os trabalhos artísticos expostos fazerem parte do Arquivo Fotográfico Municipal, que tem realizado um trabalho assinalável na preservação e valorização deste valioso património. Carlos Pinto de Sá aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para o vasto programa das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que a Câmara Municipal organizou em colaboração com diversas entidades.
Após a visita guiada pela Dr.ª Cármen Almeida, responsável pelo Arquivo Fotográfico, aos dois núcleos da exposição, o Museu e a Biblioteca Pública, as largas dezenas de visitantes tiveram oportunidade de assistir a um pequeno concerto pelo trio musical composto por Helena Lourenço (voz), Andreia Fernandes (violino) e Sónia Mendes (piano). Os temas do programa foram compostos integralmente por mulheres.

A exposição, que contou com o apoio da Direção Regional de Cultura / Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e da Biblioteca Pública de Évora, estará patente até 30 de março, podendo ser visitada no seguinte horário: diariamente entre as 09h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30. A Biblioteca encerra aos domingos e o Museu encerra às segundas-feiras.


Comentários