Évora assinala Março - Mês da Proteção Civil

Para assinalar o Mês da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção de Civil de Évora programou para o mês de Março cerca de duas dezenas de atividades sob o lema "Proteção Civil – De todos, Para todos".
Exercícios de sensibilização para o risco sísmico e ativação do plano de emergência, sessões informativas sobre prevenção de incêndios em meio rural e urbano, ações de sensibilização sobre faixas de gestão de combustíveis, Workshops, aprendizagem de manuseamento e utilização de extintores são algumas das iniciativas previstas no programa, que se prolonga até ao dia 8 de abril.
Desta vasta calendarização, que poderá ser consultada pormenorizadamente em http://www.cm-evora.pt/pt/servicos/protecao-civil, destaque para os diversos simulacros (exercícios de segurança) em várias escolas básicas do concelho, numa ação destinada à comunidade escolar.
A proteção​ civil é a atividade desen​​volvida pelo Estado, Regiões Autónom​as e autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com​ a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pes​soas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

A atividade de proteção civ​il tem carácter permanente, multidisciplinar e plurissectorial, cabendo a todos os órgãos e departamentos da Administração Pública promover as condições indispensáveis à sua execução, de forma descentralizada, sem prejuízo do apoio mútuo entre organismos e entidades do mesmo nível ou proveniente de níveis superiores.

Comentários