DECO Alentejo mais próxima dos Consumidores da Região

No ano 2018, registaram-se 130 situações de burla no distrito de Évora, tendo a DECO Alentejo prestado apoio a cerca de 250 consumidores da região do Alentejo, lesados por casos de burla, vendas agressivas e publicidade enganosa.
Dados recolhidos dos censos séniores de 2018 indicam que há quase 10 mil idosos a viveram sozinhos ou isolados na região Alentejo, logo sem acesso à informação sobre os seus direitos, tornando esta população muito vulnerável às situações denunciadas.
A DECO Alentejo manifesta a sua enorme preocupação com esta realidade dos idosos alentejanos que se sentem fragilizados para reagir face a vendas forçadas de bens ou serviços, não conseguindo evitar a assinatura por impulso de contratos que, na maior parte dos casos, não necessitam, nem tão pouco compreendem. Queremos apoiar o consumidor das zonas rurais da região, esclarecendo-o e preparando-o para os casos, cada vez mais frequentes, de burla e vendas agressivas.
Assim, a DECO Alentejo lança este mês, em que se assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor - o SOS Consumidor. A iniciativa integra o programa de proximidade da Guarda Nacional Republicana e põe em marcha um roadshow pelas zonas rurais da Região Alentejo. A itinerância passará pelos locais mais isolados, como sejam pequenas aldeias e montes alentejanos.
A ação compreende também a entrega de um Kit SOS Consumidor com materiais informativos sobre prevenção de burlas, cuidados a ter com a celebração de contratos, como atuar em caso de vendas agressivas, entre outras.
Para além da articulação com as Câmaras Municipais, através de protocolos já existentes, as Juntas de Freguesia serão nossas parceiras privilegiadas pelo carácter de proximidade e fiabilidade que desempenham junto das comunidades.
A DECO está ainda mais próxima do consumidor alentejano. Procure-nos na Travessa Lopo Serrão, n.ºs 15 A r/ch ou através do contacto 266 744 564.

Comentários