Contra as beatas no chão, Câmara de Évora distribui cinzeiros de bolso


Sob o lema “A beata é sua, o chão é de todos”, a Câmara Municipal iniciou hoje uma campanha que inclui a distribuição de cinzeiros portáteis pelas ruas do Centro Histórico de Évora. A mensagem é dirigida aos fumadores que frequentam as ruas e praças da cidade, que a partir de agora têm à disposição um pequeno cinzeiro que podem transportar consigo.
O início, que coincidiu com o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, teve lugar na Praça do Giraldo, onde o Vereador do Pelouro da Cultura e Turismo marcou presença. No local, Eduardo Luciano salientou a importância desta campanha no contexto da preservação da imagem do Centro Histórico de Évora: “Não queremos hostilizar os fumadores, mas já que tomaram essa opção, que guardem o resto do seu cigarro nesta pequena bolsa, que mais tarde podem esvaziar no local próprio”. A este propósito o Vereador garantiu que brevemente irão ser instalados cinzeiros fixos na cidade, nos locais mais frequentados. Eduardo Luciano referiu ainda que o sucesso desta campanha irá medir-se pela redução no número de horas de trabalho dos funcionários municipais que habitualmente se dedicam à tarefa de apanhar as beatas do chão, e que, ao serem libertados de parte do seu tempo, poderão aplicá-lo noutro género de limpezas.
A campanha “A beata é sua, o chão é de todos” decorrerá durante toda esta semana. Um grupo de jovens a percorrer as ruas e praças do Centro Histórico, abordando os fumadores para oferecer um cinzeiro de bolso e promover a sua utilização, juntamente com um folheto explicativo.

A Câmara Municipal tem nesta fase disponíveis para utilização cerca de 2500 cinzeiros, que podem também ser obtidos pelos interessados no Posto de Turismo da Praça do Giraldo e no Edifício dos Paços do Concelho.

Comentários