I FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERCUSSÃO DE ÉVORA DIAS 7, 8 E 9 DE DEZEMBRO

 I Festival Internacional de Percussão de Évora vai realizar-se sob a orientação de Vasco Ramalho, Sérgio Almeida, Rui Sul Gomes e Igor Lesnik, no Convento dos Remédios, e no Teatro Garcia de Resende. Haverá os seguintes Concertos: no dia 7 às 21h30, com Simantra GP, no Teatro Garcia de Resende, com o Programa: Luiz Ferreira (POR), Djum Djum; Steve Reich (EUA), Mallet Quartet; Keiko Abe (JAP), The Wave; Guerra Peixe (BRA), Mourão e Augusto Marcellino (ARG), Choro 1. No dia 8 às 21h30 por Guirimbadu (Guitarra e Marimba), no Convento dos Remédios, com o Programa: Invenções 8,6,13 de J. S. Bach; Divertimento de Carlos Paredes, (arr. Pedro Louzeiro); Movimento Perpetuo de Carlos Paredes, (arr. Pedro Louzeiro); Fool on the hill dos Beatles, (arr. Leo Brower); She´s leaving home   dos Beatles, (arr. Leo Brower); Penny Lane dos Beatles, (arr. Leo Brower); Croro nº 1 de H. Villa Lobos; Nancy de E. Sejourné; Bachianas Brasileiras Nº 5 de H. Villa Lobos; Memória e Fado de E. Gismonti; Bate-Coxa de Marco Pereira e Remeleixo de Augusto Marcellino. Guitarra: Eudoro Grade; Marimba e Vibrafone: Vasco Ramalho.
Dia 9 às 19h30 o Concerto de Encerramento, com todos os participantes e tendo como solistas Rui Quintas e Vasco Ramalho, no Teatro Garcia de Resende.
Este Festival é organizado pela Associação e pelo Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica” e integra também Masterclasses Workshops Tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico dos formandos; partilhar experiências individuais e coletivas; promover e valorizar o trabalho desenvolvido pelos formandos; motivar o progresso na aprendizagem, contactar e trabalhar com grandes nomes do panorama musical nacional e internacional.
Vasco Ramalho - estudou na Escola Profissional de Musica de Évora, e na Universidade de Évora onde se Licenciou em percussão na classe do Professor Eduardo Lopes no ano 2005. Entre 2006 e 2008 frequentou uma Pós-Graduação em marimba solista no Royal Conservatory Antwerp – Bélgica. Participou em vários cursos e festivais internacionais. Em 2017 lançou o seu primeiro CD, Vasco Ramalho – Essências de Marimba, Fados & Choros. É membro do Duo Gurimbadu com o guitarrista Eudoro Grade, projeto que se tem apresentado em vários países.
Rui Sul Gomes -Timbales - estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, com Girão Ferreira, e na Academia Nacional Superior de Orquestra. Apresentou-se com diversas formações nos principais festivais em Portugal. Como solista, atuou com a Orquestra Académica Metropolitana, a Filarmonia das Beiras e a Orquestra Clássica de Espinho. Lecciona na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto e na Academia Nacional Superior de Orquestra.
Igor Lesnik - É um dos principais percussionistas europeus. A suas composições fazem parte de programas de concertos de solistas de renome e grupos de percussão bem como competições de percussão. Das suas colaborações com vários colegas surgiu uma grande coleção de gravações e concertos internacionais o que levou a música de percussão croata a ser conhecida em todo o mundo Sérgio Almeida- Começou a sua paixão pelo Djembe e a Tradição Mandingue em Portugal, primeiro entre amigos, integrando alguns grupos de percussão e depois pelo Mestre Gueladjo Sané que deu a conhecer a verdadeira riqueza da percussão africana e a sua polirritmia. Em 2006 estabeleceu-se em Portugal e fundou o grupo de Percussão Rhakatta.
Este Festival é organizado pela Associação Eborae Mvsica, financiado pelo Ministério da Cultura através da DGArtes e apoiado pela Câmara Municipal de Évora, Cendrev e órgãos de comunicação social.

Comentários