8 DE DEZEMBRO: PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARTICIPARÁ NAS CELEBRAÇÕES EM VILA VIÇOSA

Neste sábado, dia 8 de Dezembro, celebra-se a Solenidade da Imaculada Conceição, que é vivida por toda a Arquidiocese de Évora. Um dos pontos altos da celebração será em Vila Viçosa, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, onde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente.
As celebrações no Santuário de Vila Viçosa começarão pelas 9h30, com o acolhimento dos Peregrinos e recitação do Terço, a cargo das Confrarias de Nossa Senhora da Conceição.
Às 10h30, será celebrada a Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, que será transmitida em directo na RTP 1 e RTP Internacional. Na Eucaristia deverá participar o Presidente da República, assim como marcarão presença familiares e amigos das vítimas da derrocada na Estrada Municipal entre Borba e Vila Viçosa, ocorrida a 19 de Novembro.
Às 14h30, haverá recitação do Rosário a cargo da Mesa das Confrarias de Nossa Senhora da Conceição, seguida, pelas 15h, de Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Vila Viçosa, na qual participará D. Duarte de Bragança e sua família.
Às 17h, será celebrada a Eucaristia da tarde, no final da qual haverá o Acto de Consagração e encerramento às 18h30.
A Imaculada Conceição é Padroeira da Arquidiocese de Évora e é uma das principais solenidades do calendário litúrgico da Igreja Católica.
Recorde-se que D. João IV coroou a Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha de Portugal nas cortes de 1646. Por isso, o dia 8 de Dezembro transcende o “Dia Santo” dos Católicos e engloba indubitavelmente a comemoração da Independência de Portugal, que o dia 1 de Dezembro retoma. O feriado do dia 8 de Dezembro é religioso, mas é também celebrativo da cultura, da tradição e da espiritualidade da alma e da identidade do povo português.

Comentários