8 DE DEZEMBRO: BÊNÇÃO DAS IMAGENS DO MENINO JESUS NA SÉ DE ÉVORA

No próximo dia 8 de Dezembro, celebra-se a Solenidade da Imaculada Conceição, que é vivida por toda a Arquidiocese de Évora. Os pontos altos da celebração serão, pela manhã, em Vila Viçosa, no Santuário da Padroeira de Portugal e, pela tarde, na Catedral de Évora, onde será lançada a campanha “10 milhões de Estrelas” da Cáritas, serão abençoadas as imagens do Menino Jesus, e será distribuída uma pagela com uma Oração para a Noite de Natal.
A Imaculada Conceição é Padroeira da Arquidiocese e uma das principais solenidades do calendário litúrgico. Desde longa data que na Sé de Évora se preparou a festa com uma Novena, às 21h, que em cada dia tem uma paróquia responsabilizada pela orientação. Tendo como tema de fundo “Discípulos Missionários”, as pregações terão os seguintes temas: dia 6 de Dezembro (5ª feira) – “Anunciar o Evangelho ao serviço de todos – 1 Cor 9, 15-27” – Senhora da Saúde; dia 7 de Dezembro (6ª feira) – “O estilo missionário – 1 Tess 2, 1-13” – S. Brás.
No dia 8 Dezembro (Sábado), Solenidade da Imaculada Conceição, a celebração festiva da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, será, às 17h, na Sé de Évora. Na mesma celebração decorrerá o lançamento da Campanha da Cáritas Portuguesa: “10 Milhões de Estrelas”.
Numa mensagem de vídeo publicada na página oficial do Facebook da Arquidiocese, o Arcebispo de Évora recorda que “durante muitos anos Portugal celebrou no dia 8 de Dezembro o Dia da Mãe”. “Convido todos os diocesanos a estarmos juntos nesse dia, na nossa Igreja Mãe. Teremos connosco a Mãe das mães, mas poderemos ter muitas mães e algumas daquelas que se preparam para ser mães”, convida.
D. Francisco José Senra Coelho desafia também os diocesanos a levar para a celebração a imagem do Menino Jesus, que vão colocar no Presépio de casa, para que essas imagens sejam abençoadas.
No final da celebração da Imaculada Conceição, das 17h, na Catedral eborense, será ainda distribuída por todos uma pagela com uma Oração para a Noite de Natal.

Comentários