Paquistão: A família de Asia Bibi agradece a Deus pela sua absolvição

O Supremo Tribunal do Paquistão alterou esta manhã (quarta-feira, 31 de Outubro) a sentença de morte pendente sobre a trabalhadora católica do Punjab que em 2010 se tornou a primeira mulher no país condenada à morte por blasfémia.

Poucos minutos depois do anúncio de hoje, a filha de Asia Bibi, Eisham Ashiq, de 18 anos, disse à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre: “Estou tão feliz! Quero agradecer a Deus!”

E, falando através de um intérprete, disse à Fundação AIS: “Este é o momento mais maravilhoso! Estou desejosa de abraçar a minha mãe e celebrar com a minha família. Estou grata a Deus por ter escutado as nossas preces.”

O marido de Asia Bibi, Ashiq Masih, disse: “Estamos muito felizes! Esta é uma notícia maravilhosa!” “Estamos muito agradecidos a Deus por ter escutado as nossas preces e as de tantas pessoas que ansiaram pela libertação de Asia Bibi durante todos estes anos de sofrimento e angústia.”

Joseph Nadeem, amigo próximo da família, disse que ao ouvir a notícia a família “dançou de alegria”. E acrescentou: "Houve muitas lágrimas, lágrimas de alegria indescritível."

O marido e a filha de Asia Bibi descreveram hoje a notícia da sua absolvição como o "momento mais maravilhoso" das suas vidas e agradeceram a Deus por responder às suas orações.

Catarina Bettencourt, directora da Fundação AIS em Portugal, afirmou: "Hoje é um dia de muita alegria em que damos graças a Deus pela libertação da Asia Bibi!  As nossas orações foram ouvidas!  Hoje foi feita justiça no Paquistão e esperamos que seja apenas o início porque há muitas outras "Asia Bibi" no Paquistão presas por blasfémia. Esperamos que seja uma nova era para as minorias!"

O Pe. Emmanuel Yousaf, director nacional da Comissão Nacional Justiça e Paz do Paquistão, que apoia pessoas acusadas de blasfémia com a ajuda de organizações como a AIS, afirmou: “Estou satisfeito que finalmente se tenha feito justiça. Na actual situação em desenvolvimento e com os protestos de grupos extremistas, que Nosso Senhor abençoe e proteja a Asia e a sua família, e mantenha todos os nossos irmãos e irmãs cristãos a salvo aqui no Paquistão."

A decisão do Supremo Tribunal anula hoje a sentença de 2010 que Asia Bibi recebeu por insultar o profeta Maomé, um crime passível de morte segundo o Artigo 295º C do Código Penal do Paquistão - parte das chamadas Leis da Blasfémia.

A acusação foi feita contra ela após uma discussão com as colegas muçulmanas que disseram que, como cristã, ela tinha contaminado um copo de água comum ao beber dele.

Desde então, Asia Bibi declarou a sua inocência e, a 8 de Outubro, o caso teve a sua audiência final no Tribunal Supremo do Paquistão, na capital, Islamabad. Na altura da audiência, a filha e o marido de Asia, Eisham e Ashiq, estavam no Reino Unido como convidados da AIS, aumentando a consciencialização sobre o caso.

Fundação AIS/ACN Portugal | info@fundacao-ais.pt

Comentários