ARCEBISPO DE ÉVORA CELEBRA EUCARISTIA EM BENCATEL NESTA QUARTA-FEIRA

Missa em Borba (Foto: Rosário Silva/RR)
Neste dia 28 de Novembro, pelas 19h, o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho vai presidir à Eucaristia na Paróquia de Santana, em Bencatel, pelas vítimas da derrocada da Estrada Municipal entre Borba e Vila Viçosa.

Com esta deslocação à Paróquia de Santana de Bencatel, o Prelado Eborense quer estar próximo da comunidade, neste momento de dor e luto, para confortar as famílias e rezar pelas vítimas daquele trágico acidente.

Recorde-se que na passada quarta-feira, dia 21 de Novembro, a Igreja do Senhor Jesus dos Aflitos, em Borba, foi pequena para acolher todos aqueles que quiseram estar na missa pelas vítimas, familiares e habitantes da região afectada pela tragédia da estrada 255.

A celebração foi presidida pelo arcebispo de Évora. D. Francisco Senra Coelho quis associar-se à dor de quem está em sofrimento. Deixou uma palavra de esperança e de conforto e destacou o papel importante dos operacionais no terreno.

Em declarações aos jornalistas, D. Francisco Senra Coelho disse que espera que sejam tiradas ilações para que não voltem a acontecer tragédias semelhantes. “Afinal, percebemos que estas tragédias também são um apelo à atenção, a estarmos atentos à dimensão da segurança. Estamos a ser todos convocados para que não se voltem a repetir coisas destas”, sublinhou o arcebispo de Évora.

Na manhã seguinte à derrocada, o Arcebispo de Évora escreveu na sua conta pessoal do Twitter (@SenraFrancisco) o primeiro de uma série de tweets nos quais se uniu em oração às comunidades de Borba e de Vila Viçosa, que ficaram muito abaladas com o trágico acidente.

No tweet do dia 20 de Novembro, o Arcebispo de Évora escreveu: “Unidos, todos os Cristãos da Arquidiocese de Évora rezamos pelas vítimas do trágico aluimento da Estrada Nacional 255, entre Borba e Vila Viçosa e imploramos a misericórdia de Deus para os mortos. Queremos compartilhar a dor e o luto dos familiares e amigos das vítimas e estar ao lado de todos os que trabalham afincadamente para minorar o sofrimento e resolver os problemas urgentes da difícil situação. Que Nossa Senhora da Conceição, venerada no Solar da Padroeira em Vila Viçosa, seja nosso conforto e intercessão, assim o imploramos”.

No dia 21 de Novembro, o tweet diário do Arcebispo de Évora também foi dedicado a esta tragédia: “É meu vivo desejo continuar a compartilhar o sofrimento de todos os que estão particularmente envolvidos nos difíceis momentos que neste dia se continuam a viver no grave acidente acontecido na Estrada Nacional 255, Borba-Vila Viçosa. Acompanho na oração pessoal os vários aspectos humanos e técnicos que intensamente ali se vivem e expresso aos Rev. Párocos e às Comunidades Paroquiais ligadas às famílias em sofrimento, a minha proximidade, solidariedade e disponibilidade”. Nesta mensagem o Prelado Eborense anunciava a celebração da Eucaristia na igreja do Senhor Jesus dos Aflitos.

No tweet do dia 22 de Novembro, D. Francisco Senra Coelho uniu-se ainda ao sofrimento daquelas comunidades: “Continuo a acompanhar com a minha oração e solidariedade todos os que sofrem as consequências do desabamento e os que trabalham nos escombros do acidente da estrada 255, entre Borba e Vila Viçosa. A Arquidiocese de Évora sente no sofrimento destes irmãos e irmãs uma ferida no seu próprio corpo, no corpo de Cristo. Rezo para que os Párocos e cada uma das comunidades paroquiais a que pertencem as famílias enlutadas, ou ansiosas por receber os seus entes queridos, saibam anunciar com Amizade e Compaixão a Esperança que nos vem da certeza do Amor de Deus”.

Comentários