Évora assinala Dia Mundial da Saúde Mental

A Câmara Municipal de Évora, juntamente com uma série de parceiros locais e regionais, irá dinamizar uma série de iniciativas ao longo do mês de Outubro que visam assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental que é celebrado a 10 de Outubro.
De acordo com os últimos dados disponíveis, em Portugal mais de 500 mil pessoas sofrem de depressão, sendo que em todo o mundo, 260 milhões de pessoas vivem com algum tipo de distúrbio mental, principalmente depressão e ansiedade. As duas patologias custam uma média de 1 bilião de euros à economia global em perdas no trabalho.
O objetivo do Dia Mundial da Saúde Mental é aumentar a conscientização para o tema e mobilizar esforços de apoio a melhorias para esta área da saúde. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.
A este propósito, de salientar que o concelho de Évora possui a Unidade de Rede de Saúde Mental (URSM), constituída em 2014, e que assume como principais objetivos de atuação a promoção da saúde mental no concelho e a mitigação do estigma em torno do doente mental. A URSM é constituída pelos seguintes parceiros: Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HESE; Câmara Municipal de Évora; Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental; Associação Paralisia Cerebral de Évora; Associação Sócio-Cultural e Terapêutica de Évora; Cercidiana; Associação de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social; Metalentejo; Fundação S. João de Deus; Aliança Solidária Terapêutica de Évora; Núcleo de Psicologia do Alentejo.
Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). Este será o programa que irá assinalar, no concelho de Évora, o Dia Mundial da Saúde Mental:
8, 9 e 10 de outubro
Sessões de cinema debate nas Escolas Secundárias do concelho

10 de outubro
Sessão de cinema debate na APPACDM de Évora
Local: APPACDM de Évora
Horário: 17h30

24 de outubro
Tertúlia sobre promoção de saúde mental com Dr João Albuquerque
Local: Sociedade Harmonia Eborense
Horário: 18h

29 de outubro
Sessão descentralizada de promoção de saúde mental
Local: União de Freguesias de Bacelo e Srª da Saúde (edifício Srª da Saúde)
Horário: 10h

31 de outubro
Ginásio da Memória no Centro de Convívio da Rua do Fragoso
Local: Centro de Convívio da Rua do Fragoso

Horário: 14h30

Comentários