Castelo de Viana é palco de workshop sobre educação patrimonial


Para assinalar o Dia Mundial dos Castelos (7 de outubro), a Direção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio do Município de Viana do Alentejo promove, dia 9 de outubro, no Castelo de Viana do Alentejo/Igreja da Misericórdia, o workshop “De Orta para a Arte: retratos de cheiros e sabores”, sob a orientação de Susana Bicho.
A iniciativa que surge no âmbito da 7ª edição do Programa Sensibilização para a Educação Patrimonial – 2018, pretende sensibilizar o público infantojuvenil para a importância da preservação e valorização do património cultural edificado.
O workshop de educação patrimonial, destinado a uma turma do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Viana do Alentejo, centra-se em Garcia da Orta – médico, botânico e pioneiro do método científico - no ano em que se comemoram os 450 anos da sua morte.
Esta ação procura pelo cruzamento do conhecimento científico e da educação artística, comunicar os contributos de Garcia de Orta, através de uma abordagem lúdica e sensorial.
Para além da introdução ao contexto histórico dos Descobrimentos, ao diálogo entre culturas, às ciências de Garcia de Orta e às plantas medicinais, o workshop conta ainda com um atelier de expressão plástica que visa conhecer algumas plantas medicinais estudadas pelo médico.

Comentários