SÍRIA: Arcebispo denuncia à Fundação AIS tentativa de erradicar a presença cristã da região norte do país

arcebispo sírio-católico de Hassaké-Nisibi, D. Jacques Behnam Hindo, denunciou à Fundação AIS a tentativa em curso de erradicar a presença cristã do norte da Síria, situação que ganhou um relevo considerável nestes dias com o encerramento de algumas escolas cristãs na região.

De facto, diversas escolas cristãs existentes no nordeste da Síria foram encerradas no final do mês de Agosto por ordem das autoridades curdas que administram a região.

De acordo com o ‘site’ de informações ‘ankawa.com’ as escolas que fecharam portas estão todas situadas na província de Hassaké e a razão invocada pelos responsáveis do governo regional autonómico da Federação Democrática do Norte da Síria (não reconhecido pelo governo de Damasco)  é que se pretende impôr o ensino obrigatório da língua curda em todas as escolas.

Há notícias de que, em consequência desta decisão, milícias curdas foram obrigadas a dispersar, recorrendo à força, manifestações de pais que protestavam contra o encerramento das escolas nomeadamente junto à Igreja Ortodoxa Síria, dedicada à Virgem Maria Qamishli.

Esta não é a primeira vez que as autoridades curdas encerram escolas cristãs na região. No início do passado mês de Agosto uma escola na cidade de Derbiseye também foi obrigada a fechar as suas portas e igualmente por se ter recusado a adoptar o currículo escolar baseado no ensino da língua e da cultura curda.

Esta situação vem dar força às palavras do arcebispo sírio-católico de Hassaké-Nisibi que, em declarações à Fundação AIS, acusa o governo regional de ter uma estratégia que passa pela erradicação da presença cristã no nordeste da Síria…     
SAIBA MAIS »

Departamento de Informação da Fundação AIS | ACN Portugal

Comentários