Feira D’Aires celebra 267 anos de tradição e devoção

Aproxima-se mais uma edição da Feira D’Aires que começa já no dia 21 Setembro, em Viana do Alentejo. Durante 4 dias, até 24 de Setembro, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires são esperadas milhares de pessoas que poderão desfrutar das actividades eco-nómicas, música, artesanato, gastronomia e manifestações religiosas que o certame tem para oferecer, a par da tradicional feira franca. Ingredientes que dão nova vida a Viana do Alentejo, num certame que junta todos os anos os filhos da terra que regressam nesta altura do ano para rever familiares e amigos.

É já no dia 21 de Setembro, sexta-feira, que Viana do Alentejo acolhe mais uma edição da centenária Feira D’Aires, um certame de referência na região que, durante quatro dias, pretende ser um espaço privilegiado para a mostra de actividades económicas, nomeadamente do tecido empresarial da região.
Organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das juntas de freguesia do concelho e associações locais, o certame comemora nesta edição 267 anos de história.
Participam na feira cerca de 80 expositores dos mais variados sectores de actividade, desde serviços, artesanato, indústria, lazer, passando pela gastronomia. A par das actividades económicas que vão ficar instaladas no pavilhão de exposições/actividades económicas, a feira tem ainda mais dois pavilhões, um dedicado à gastronomia e um outro para os espectáculos. 
Pelo palco principal vão passar nomes como Blaya, dia 21, às 22h00, Calema, dia 22, às 22h00, IX Festival de Folclore Feira D’Aires, dia 23, às 18h00 e Tais Quais, dia 24, às 22h00.
Na tenda da gastronomia há lugar à dança, ao cante alentejano, património da humanidade, à música popular “Alentejo é nossa Terra”, da responsabilidade da Associação Seara Nova e à Tuna Popular do Pólo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora.
De realçar ainda o 18º Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires Memorial Luís Filipe Branco, que decorre no domingo, a partir das 9h00, no recinto da feira e na malha urbana da vila, promovido pelo Município de Viana do Alentejo, Clube da Natureza de Alvito e Clube de Atletismo de Viana do Alentejo. Destaque também para o I Concurso Regional do Cão da Serra de Aires.
Para os aficcionados da festa brava, realce para a Corrida de Toiros realizada pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, no domingo, a partir das 16h00. Em praça vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol, Miguel Moura e David Gomes e os Grupos de Forcados Amadores de São Manços, Cascais e Monsaraz.
Para além deste vasto programa cultural e desportivo, destaca-se, naturalmente, a feira franca.

Arcebispo de Évora celebra Eucaristia a 22 de Setembro

No âmbito religioso, cuja intenção principal da edição deste ano são as obras de restauro do Santuário, o programa começa no dia 22 de Setembro, sábado, com terço na Alameda do Santuário, pelas 17h, seguindo-se a celebração de Missa Vespertina, no Santuário, às 17h30, presidida pelo novo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.
No dia 23, domingo, na Alameda do Santuário, pelas 10h e pelo meio dia, serão celebradas Missas, e às 16h30, haverá recitação do Terço. No dia 24, às 18h, será celebrada Missa na Alameda do Santuário.
Segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora d’Aires começou em 1748, altura em que grassou em Évora uma epidemia. Os comerciantes da cidade prometeram uma festa em honra de Nossa Senhora d’Aires se a epidemia fosse  debelada e, como tal aconteceu, a  festa decorreu na altura durante  três dias.
Nos primeiros anos da romaria surgiu a Feira d’Aires, que conta já 267 anos, passando desde então a realizar-se os dois eventos em simultâneo.
Situado a cerca de três quilómetros da vila de Viana do  Alentejo, o Santuário de Nossa  Senhora d’Aires, considerado o  maior templo do sul do País, datado de 1743, acolhe anualmente muitos peregrinos provenientes de todo o País, mas sobretudo do Alentejo, sendo considerada uma das romarias mais importantes do Alentejo.

Comentários