De 20 a 30 de Setembro: Romaria do Senhor Jesus da Piedade em Elvas

Elvas estará em festa de 20 a 30 de Setembro com a celebração da tradicional Romaria do Senhor Jesus da Piedade e da Feira de São Mateus que acolhem, todos os anos, milhares de visitantes.

Pela primeira vez, o novo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, presidirá aos momentos mais altos da Romaria do Senhor Jesus da Piedade, nomeadamente a imponente Procissão dos Pendões, agendada para o dia 20, às 18h.
No cortejo, que tem a duração de cerca de três horas, atingindo cerca de 2 a 3 quilómetros, incorporam-se, ao som dos hinos das bandas filarmónicas, com  destino ao Santuário do Senhor da Piedade, os estandartes e  pendões representativos de todas as paróquias, irmandades e confrarias do concelho de Elvas,  todas elas precedendo o pendão  da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, que encerra o cortejo. À  chegada ao Parque da Piedade (onde também decorre a secular Feira de São Mateus), tem  lugar  uma impressionante sessão de fogo de artíficio (que se repete  nos dias seguintes).
Por outro lado, o Prelado Eborense presidirá ainda, no dia 23 de Setembro, às 11h, à Eucaristia na Festa do Senhor Jesus da Piedade, na qual acontecerá a apresentação do P. Alessandro Cont, que foi nomeado no passado mês de Julho, por D. José Alves, como Vigário Paroquial de Santa Maria de Alcáçova, S. Pedro, S. Salvador e Senhor da Boa Fé, cujo pároco é o Pe. Jerónimo Fernandes.
Considerada  a  maior  Romaria do Alentejo e uma das maiores  manifestações religiosas do País, com mais de 250 anos de história, a Romaria do Senhor Jesus da Piedade acolhe todos os anos milhares de romeiros e visitantes.
Recorde-se que, segundo a  Confraria do Senhor Jesus da  Piedade, foi a 6 de Janeiro de 1737  que foi colocada num pedestal a Cruz que deu origem à devoção, sendo que a 19 de Março de 1752,  é concedida licença para se edifi-  car a nova Igreja (a actual), que teria ficado concluída em 1779.
Também segundo a Confraria, em 1875 começaram os trabalhos da construção do Parque, ampliado em 1876 e nos anos imediatos.
A Feira foi transferida do  Rossio do Calvário para o Parque da Piedade no dia 20 de Setembro de 1931.
A 5 de Março de 1958, foi  assinada a Provisão do prelado eborense, D. Manuel Trindade Salgueiro, concedendo à Confraria do Senhor Jesus da Piedade, o privilégio de poder ter Sacrário  com o Santíssimo Sacramento na Igreja.

Feira de São Mateus com
cartaz para todos os gostos

A organização da Romaria está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, sendo que a Câmara Municipal de Elvas promove a Feira de São Mateus que apresenta uma mostra de actividades económicas, além de áreas destinadas à gastronomia, venda de produtos regionais e instituições.
Além disso, o cartaz musical da Feira de São Mateus apresenta para este ano como cabeças de cartaz: Quim Barreiros, Calema, HMB, Diogo Piçarra, Ana Moura e Três Bairros & Tim acompanhados de ensemble de cordas.
No que respeita à Praça da Feira, no dia 21 actua Xumbo Torto; no dia 22 a Brigada 14 de Janeiro; no dia 23 há Noite de Fados com fadistas elvenses; no dia 24 actua o grupo musical Hélio e Eurico; no dia 25 o Grupo de Cantares de São Vicente; no dia 26 o grupo musical Jorge e Célia; no dia 27 o Grupo de Cantares de Santa Eulália; no dia 28 o grupo Voz Amiga da Terrugem e no dia 29, último dia de animação, os Rumo ao Sul.
A romaria do Senhor Jesus da Piedade terminará no próximo dia 30 de Setembro, com a Procissão  de regresso dos Pendões.

Comentários