21 e 22 de Setembro: VI Residência Cisterciense em São Bento de Cástris

Neste ano de 2018, Ano Europeu do Património Cultural, a VI Residência Cisterciense no mosteiro de S. Bento de Cástris inspirada na chamada de atenção para o Património ao qual vem demonstrando estar particularmente associada elegeu como tema de fundo, Dimensões do património monástico-conventual.
Através do debate e do convívio entre especialistas de diversas áreas - nomeadamente a Arquitectura, a História e a Música - e um público habitualmente participativo, procurando promover a ligação com a Cidade, o Património e a sua conservação e salvaguarda, a VI Edição da Residência procurará sublinhar os tópicos que vêm orientando a sua realização: 
- o usufruto do espírito do lugar, 
- a reflexão sobre o património monástico-conventual, 
- o cruzamento de experiências, 
- a divulgação de resultados de investigação e mediação, 
- a abertura de novas perspectivas de investigação nascidas no diálogo propiciado pelos momentos de bem-estar da Residência.

Contamos com todos nos dias 21 e 22 de Setembro de 2018, num espaço único sempre à espera de ser reinventado por novos olhares, para conversar sobre Património e as suas muitas dimensões.
A Comissão Organizadora 



A Residência Cisterciense proposta para o mosteiro de S. Bento de Cástris tem como objectivo primacial reinventar na contemporaneidade a densidade histórica do discurso cisterciense, integrando a geografia do mosteiro eborense numa mais ampla geografia da Ordem de Cister. Inspirada nas questões da História, da Arte, do Património e da Paisagem cistercienses, a Residência, regida pelo ritmo do quotidiano da Regra beneditina, apostará na vivência dos espaços do mosteiro e no debate de questões actuais ligadas aos espaços monásticos e ao seu futuro, apostando-se no carácter original da iniciativa. 

Comentários