Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal preocupado com atraso no arranque das obras no IC1

Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, mantém as preocupações com o atraso no arranque das obras no troço do IC1, que liga Alcácer a Grândola.
Recorde-se que o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques anunciou no ano passado o início da empreitada para o primeiro trimestre de 2018, data esta que foi reafirmada pela Infraestruturas de Portugal já no início deste ano. Não obstante as obras terem sido adjudicadas em janeiro e o estaleiro em Alcácer do Sal aparentar estar pronto para o avanço dos trabalhos, o IC1 continua a aguardar a tão ansiada intervenção.
“É incompreensível este atraso”, refere o presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença. “Primeiro, foi-nos dito que a obra não podia avançar devido a restrições que ocorreram; depois, foi-nos dito que a empreitada se realizaria efetivamente. No entanto, e apesar de governantes terem vindo ao local e anunciado o início da obra para março de 2018, estamos em agosto e continuamos a aguardar”, disse o edil. Para Vítor Proença, que se revela bastante preocupado com este atraso dos trabalhos, esta não é altura de desistir. “Não nos vamos calar e vamos continuar a empenhar-nos para que estas obras sejam uma realidade e para que seja colocado um ponto final no capítulo negro desta que, infelizmente, é conhecida como «estrada da morte»”, defendeu.
Rodeiras, fissuras, lombas, raízes e buracos são alguns dos problemas dos cerca de 15,7km do troço do IC1, entre Alcácer do Sal e Grândola, que fazem deste uma inquietação permanente e que se traduz em danos em viaturas e, mais grave, em acidentes rodoviários, alguns deles com vítimas mortais a lamentar. Se fora da época estival esta estrada recebe cerca de nove mil veículos diariamente, os números disparam no verão com os milhares de turistas que rumam ao Algarve, através daquela que é a principal via nacional de acesso ao sul do país.
Embora em 2017 tenha recebido alguns trabalhos de requalificação, este troço do IC1 aguarda ainda a intervenção de fundo que tem vindo a ser reivindicada pelos municípios de Alcácer e Grândola e pela Comissão de Utentes ao longo dos últimos anos, através de encontros com grupos parlamentares, reuniões com governantes, marchas lentas e manifestações.

Comentários