Miguel Rocha ganha título de Tricampeão do Campeonato Nacional de Bodysurf

Miguel Rocha
Dois anos depois de Miguel ter sido diagnosticado com Esclerose Múltipla continua a desafiar-se e aos 35 anos torna-se Tricampeão Nacional de Bodysurf. A competição designada “Ocean Spirit, decorreu em Julho deste ano, em Santa Cruz. Esta que foi a quarta de 5 etapas, soma a este resultado, um primeiro em Carcavelos, um segundo lugar na Ericeira e um primeiro lugar em Peniche
Tal como o atleta afirma, “a vida com Esclerose Múltipla é um desafio constante e vou continuar a superar-me, diariamente”.

“Os primeiros sintomas surgiram em 2016, poucos meses antes de uma grande prova. Nessa altura, o apoio da minha família e dos meus amigos foi fundamental para eu me voltar a desafiar”, afirma Miguel.

Três meses depois do diagnóstico, começou a treinar para poder participar na prova. Nesse ano, o atleta conseguiu o primeiro lugar no Campeonato Nacional de Bodysurf. No ano passado, voltou a repetir o feito e este ano sagrou-se Tricampeão.

Apaixonado pelo desporto, Miguel não tenciona parar e está, neste momento, a preparar-se para uma prova da mesma modalidade, na Califórnia, já este mês.


Sobre Esclerose Múltipla:

  • A E.M. afeta mais de 8.000 pessoas em Portugal (Gisela Kobelt, 2009) e cerca de 2.500.000 pessoas em todo o mundo (dados da Organização Mundial de Saúde)
  • A esclerose múltipla é uma doença crónica e auto-imune, com efeitos nas capacidades físicas e neurológicas dos doentes.
  • Atinge sobretudo os jovens, em particular as mulheres numa proporção de dois para um em relação aos homens.
  • Quase dois quintos dos doentes precisam de ajuda de um amigo ou familiar – uma parte teve que mudar de trabalho ou reduzir horas para o fazer.

Comentários