Évora: Participe como figurante na Comitiva da Viagem do Elefante

“A Viagem do Elefante” é um espetáculo de Teatro de Rua que vai decorrer no Jardim Público no dia 31 de agosto, pelas 22h, integrado na programação do Festival “Artes à Rua”.
Os trabalhos preparatórios decorrem de 27 a 31 de agosto no Jardim Público e no Palácio D. Manuel, segundo as disponibilidades. Os interessados, maiores de 14 anos, podem inscrever-se em duas modalidades:
Grupo 1: Participantes que só podem ensaiar em período pós-laboral, das 20h às 23h;
Grupo 2: Participantes que podem ensaiar nos períodos da tarde e noite, das 14h30 às 18h30 e das 20h às 23h.
O ensaio geral terá lugar no dia 30 à noite e no final de espetáculo haverá ceia para todos no Monte Alentejano. Quem estiver interessado em participar deve comparecer junto ao Palácio D. Manuel no dia 27 de agosto às 20h30.
A iniciativa parte de um engenho cénico de grandes dimensões, o elefante Salomão. Constrói-se então um espetáculo com uma matriz vincadamente comunitária, no qual se pretende a participação de atores, músicos, bailarinos, ativistas culturais e população em geral. Nesse contexto a Câmara Municipal e a Trigo Limpo Teatro Acert, produtora do espetáculo, apelam à participação de todos os interessados.

A dramaturgia incide na visão poética e humanista da obra de José Saramago, sublinhando os momentos (texto e ações​) que, pelas suas potencialidades teatrais, sejam reveladores da essência da obra: “uma combinação de personagens reais e inventadas que nos faz viver simultaneamente na realidade e na ficção; um olhar sobre a humanidade em que a ironia e o sarcasmo, marcas da lucidez implacável do autor, se combinam com a compaixão solidária com que o autor observa as fraquezas humanas.”

Comentários