Apresentação da Feira da Luz/Expomor 2018

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, recebeu, a 14 de agosto de 2018, a conferência de imprensa de apresentação da Feira da Luz/Expomor 2018, que se realiza de 29 de agosto de 3 de setembro.
Na iniciativa intervieram o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, António Pinetra, e o Presidente da Direção da Apormor, Joaquim Capoulas.
A Feira da Luz/Expomor encontra-se gravada nas recordações de todos os montemorenses. Evento que afirma o Concelho e as suas gentes, é espaço de reunião de famílias e amigos, um lugar onde podemos encontrar o melhor que existe nesta terra nas mais variadas vertentes: acolhimento, inovação, atividades económicas, movimento associativo, música e espetáculos, exposições, desporto e tradição.
Na Música, onde a programação é sempre diversa e de qualidade, teremos, no Palco 1, António Zambujo, Átoa, Ana Bacalhau, Marco Rodrigues, Quinta do Bill com a Banda da Carlista e os Resistência. É também no Palco 1 que poderemos assistir, no sábado, a mais uma noite de Folclore, este ano comemorativa dos 60 anos do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo.
Já no Palco 2, com uma nova envolvente, vão estar presentes os DiscoGang 70´s, One Vision – Tributo a Queen, Dany Silva, Slowminded e MC Durval, Zinko e Celeste Mariposa.
A Feira da Luz/Expomor 2018 evidencia-se também como oportunidade de negócios, troca de contactos, ponto de encontro entre as mais variadas entidades, associações e empresas.
No recinto do Parque de Leilões de Gado, a APORMOR, entidade parceira da Câmara Municipal na organização da Feira da Luz/Expomor, realiza exposições e concursos de gado ovino, bovino, entre outros, numa mostra única no País. Aí decorrerão ainda um conjunto diverso de iniciativas, nomeadamente leilões, degustações, colóquios e workshops ligadas ao setor agrícola e agropecuário, destacando a importância deste setor no Concelho e na Região, aliás, não é por acaso que Montemor-o-Novo é considerada “a capital nacional da pecuária extensiva”. Também na Expomor não faltará música e animação no Espaço APORMOR Jovem/RCM.
Indo ao encontro das vontades dos agentes económicos instalados na região, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Associação Empresarial NERE- Núcleo Empresarial da Região de Évora têm patente na Feira o Espaço Inovação com uma mostra de empresas com produtos inovadores e/ou diferenciadores no Concelho e na Região. Este ano, o tema principal deste Espaço é o Setor Agroalimentar na Região Alentejo, sendo possível conhecer melhor o trabalho que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver no âmbito da Agenda 21 Local e da Estratégia Alimentar SMEA, bem como o potencial de desenvolvimento que este setor tem enquanto setor de especialização da Região. Será ainda destacado o Cante Alentejano, inserido na divulgação do Património Imaterial da Humanidade. Ainda na área multiusos do Espaço Inovação, irão realizar-se demonstrações e iniciativas diversas promovidas pela Câmara Municipal, pelo NERE e pelas empresas presentes.
Já em zona de stands e de área descoberta, a gastronomia tem uma presença marcante, com oferta de variadas tasquinhas, restaurantes e espaços de bebidas. Também aí é possível visitar o tradicional espaço de feirantes, de divertimentos, bem como contactar com vários agentes económicos e associações.
O Pavilhão de Exposições vai este ano acolher a Exposição “Montemor-o-Novo, Território Educativo de Abril”. Reconhecendo a importância que a Educação tem no desenvolvimento local e na formação cívica e democrática de todos, esta Exposição mostra os programas e projetos de animação sociopedagógicos e socioculturais desenvolvidos pelo Município, com e pela Comunidade Educativa, numa clara e firme defesa do acesso de todos a uma Educação Publica, Gratuita, de Qualidade e Inclusiva! Integrada nesta mostra, vamos ainda conhecer os trabalhos desenvolvidos com as escolas do 1ª Ciclo e Jardins de Infância do Concelho, no âmbito do Projeto Educativo 2017-18, “Água como te devo usar!?”, dinamizado pela Oficina da Criança.
Como habitualmente, as Freguesias do Concelho de Montemor-o-Novo têm o seu espaço de representação institucional.  Este ano debaixo do toldo do Palco 1, o Espaço Freguesias apresenta-se totalmente renovado, mais amplo e com bastantes novidades para os visitantes, com um espaço de vídeo e um Auditório com um programa próprio e aberto a quem queira participar nos debates, sessões e workshops.
Aqui, cada Freguesia tem a oportunidade de dar a conhecer aos visitantes um pouco da sua história e da sua identidade e mostrar as obras e atividades que vão sendo dinamizadas em prol da população, valorizando desta forma o papel fundamental que as Autarquias Locais têm no desenvolvimento do Concelho e na garantia da qualidade de vida das populações.
Na Brincafeira, o Centro de Animação Socioeducativo Oficina da Criança ganha também novo espaço privilegiado para os mais pequenos usufruírem de oficinas diversas e momentos únicos de diversão, alegria e brincadeira.
O Espaço Artesanato será dinamizado pela Associação A Ciranda, com a promoção de atividades diversificadas e com uma programação que inclui oficinas de artesanato, mostra de atividades artesanais e música tradicional.
No espaço Pequenos Agricultores, dinamizado pela Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, estarão presentes pequenos agricultores do Concelho que mostram a sua produção local e da época, promovendo o consumo de produtos locais de qualidade inigualável.
Presença habitual no programa da Feira da Luz é o Concurso de Mel, que já vai na sua 21.ª edição, numa organização da Montemormel (Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
O desporto é hoje uma presença marcante na programação da Feira da Luz/Expomor, com modalidades e atividades desportivas para miúdos e graúdos. Para além do espaço aventura, a programação inclui cicloturismo, hipismo, natação, malha, corrida, xadrez e boccia. Destaque para o Festival de Natação da Feira da Luz, que queremos este ano com uma maior participação e presença de mais clubes e escolas de natação.
A não esquecer também a Feira do Livro, dinamizada em parceria com a Livraria Fonte de Letras, que proporciona a oferta de centenas de publicações a preços mais acessíveis a todos os leitores!
Presença antiga na programação da Feira da Luz é, também, a tauromaquia. Neste âmbito, merece nota de destaque a Corrida de Touros organizada pela empresa “Montemor É Praça Cheia”.
Para que seja fácil o acesso de todos ao Recinto da Feira, os visitantes poderão usufruir gratuitamente dos itinerários dos Comboios Turísticos e o Autocarro Panorâmico, que percorrem e animam a cidade durante os dias do evento.
A Feira da Luz distingue-se pelo seu princípio de abertura a todos os públicos. Programam-se atividades que vão ao encontro de diferentes faixas etárias, interesses culturais, gostos e caraterísticas da nossa região em geral e do concelho em particular e abrem-se as portas a todos os que queiram prestigiar a Feira com a sua presença.
Referência importante em toda a região, a Feira da Luz reflete a dinâmica económica, cultural e social do Concelho de Montemor-o-Novo, revelando-se assim como imagem de marca do Concelho, espelho da sua Identidade, com o reconhecimento e a preferência de milhares de visitantes.
Respeitando a tradição, a Feira da Luz terminará com um espetáculo de Fogo-de-artifício.
Montemor-o-Novo e a Feira da Luz/Expomor 2018 esperam pela sua visita!

Comentários