18 e 19 de Agosto: Aviso Meteorológico de Alerta AMARELO no Distrito de Évora

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora informou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso Meteorológico de Alerta AMARELO no Distrito de Évora, com persistência de valores elevados da temperatura máxima.
O aviso AMARELO de alerta para TEMPO QUENTE E está em vigor entre as 11h00 de dia 18 de agosto de 2018 e as 23h00 de 19 de agosto de 2018.

Face ao aumento das temperaturas (calor), o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo recomenda as seguintes medidas de autoproteção:
-             Procurar ambientes frescos (preferencialmente climatizados)
-             Evitar que o calor entre dentro das habitações: correr as persianas ou portadas e manter o ar circulante dentro de casa; refrescar a habitação e evitar ligar fornos.
-             Beber água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar bebidas alcoólicas;
-             Evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor (aprox. entre as 11h00 e as 17h00);
-             Utilizar roupa solta (algodão), que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol;
-             Utilizar protetor solar com fator > 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas;
-             As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar, devendo evitar-se a exposição direta de crianças com menos de três anos (usar roupa e protetor solar >50).
-             Se viajar de carro, escolha horas de menor calor.
-             Não permitir que pessoas (especialmente crianças e idosos) e/ou animais fiquem dentro de viaturas ao sol;
-             Evitar atividades que exijam muito esforço físico, particularmente nos períodos de maior calor;
-             Estar atento a pessoas mais vulneráveis: crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, pessoas isoladas;
-             As pessoas que sofram de doença crónica, ou sujeitos a medicação ou que estejam a fazer dietas específicas devem aconselhar-se junto do seu médico;
-             Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que estão particularmente vulneráveis – ofereça-lhes água e esteja atento.

Recomenda-se ainda a consulta da informação disponível nos sítios da internet da Câmara Municipal, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da Direção-geral de Saúde.

Comentários