PSD pede esclarecimentos sobre a falta de limpeza das faixas de gestão de combustível ao longo das Estradas Nacionais do Distrito de Évora


Um grupo de deputados do PSD, encabeçados por António Costa da Silva, eleito pelo circulo eleitoral de Évora, numa questão, com data de 26 de Julho, dirigida ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, pede esclarecimentos sobre a falta de limpeza das faixas de gestão de combustível ao longo das Estradas Nacionais do Distrito de Évora.
“A limpeza das faixas de gestão de combustível nas redes rodoviária e ferroviária é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP), empresa que está sob a tutela do Sr. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas”, começam por escrever os deputados social-democratas, acrescentando que “é facilmente verificável que ao longo das Estradas Nacionais do Distrito de Évora não está a ser cumprida a Lei. Apresentam-se alguns exemplos de estradas que não tiveram as devidas intervenções da IP: EN 4; EN 254 (Évora em direção a Redondo); EN 254 (Évora/aeródromo em direção a Viana do Alentejo); EN 380 (Évora em direção às Alcáçovas); EN 256 (Évora em direção da Reguengos de Monsaraz); EN 370 (Giesteira - Santiago do Escoural), N255 Alandroal, Reguengos Monsaraz N255, Alandroal - Vila Viçosa, etc, etc.
“Para cumprimento da legislação em vigor, reforçada com as medidas tomadas em 2017, na sequência dos incêndios de junho e outubro, em que morreram mais de 100 pessoas, torna-se fundamental que a IP promova os trabalhos de limpeza junto a estradas”, sublinham os deputados laranjas, que acrescentam que “o corte da vegetação e limpeza das valetas junto às principais vias deve ser realizado de forma constante. Para além da segurança dos utilizadores das vias, o tipo de vegetação que envolve as Estradas Nacionais aumenta o risco de incêndios, sobretudo devido à carga combustível de superfície que envolvem as estradas”. 
Face ao exposto os deputados - António Costa da Silva, Emídio Guerreiro, Paulo Rios, Joel Sá, Fátima Ramos, Margarida Mano, Berta Cabral, António Ventura, Álvaro Batista, Ana Oliveira e José Silvano - do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata perguntam ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas “para quando está previsto o corte da vegetação nas bermas destas vias nacionais do distrito de Évora?”

Comentários