Montemor-o-Novo: O Espaço do Tempo distinguido nos prémios Gulbenkian 2018

Foram divulgados, neste dia 19 de Julho, os vencedores dos Prémios Gulbenkian 2018! O Espaço do Tempo foi distinguido na área do Conhecimento.

Prémio Calouste Gulbenkian 2018, no valor de 100 mil euros, foi atribuído à Article 19, uma organização não-governamental internacional que se dedica, desde 1987, à defesa do direito à liberdade de expressão e cujo nome recolheu inspiração no Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabelece esse direito e que este ano celebra o seu 70º aniversário. O Prémio Calouste Gulbenkian distingue instituições ou pessoas que se tenham destacado na defesa dos direitos humanos.
Os vencedores nacionais dos Prémios Gulbenkian 2018 nas áreas do ConhecimentoCoesão e Sustentabilidade são, respetivamente: a Associação Cultural O Espaço do Tempo, criada pelo bailarino e coreógrafo Rui Horta em Montemor-o-Novo; o projeto dirigido aos sem-abrigo É uma Casa, Lisboa Housing First, promovido pela Associação “Crescer na Maior”; e a Coopérnico, a única cooperativa de energias renováveis existente em Portugal.
No valor de 50 mil euros cada, estes prémios distinguem projetos de relevo no âmbito das três áreas prioritárias de intervenção da Fundação Gulbenkian: Conhecimento, Coesão e Sustentabilidade.
Os prémios serão entregues numa cerimónia presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, a realizar no Grande Auditório da Fundação, no Dia Calouste Gulbenkian, neste dia 20 de julho, 6ª feira, às 18h30. No final da cerimónia, terá lugar um concerto pela Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Geração dirigidas pelo maestro José Eduardo Gomes. A entrada é gratuita, sujeita ao levantamento de bilhete no próprio dia e à lotação do Grande Auditório.

Comentários