1 de Agosto: 143º Aniversário da Polícia de Segurança Pública de Évora

Foto: PMC/Arquivo
No dia 1 de Agosto de 2018, a Polícia de Segurança Pública de Évora, comemora o seu 143º Aniversário. A cerimónia terá lugar pelas 11H00, no Palácio D. Manuel, na cidade de Évora e será presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna. Na cerimónia participará ainda o Presidente da Câmara de Évora, o  Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, e outras Entidades representantes das várias estruturas civis e militares da cidade de Évora e Estremoz. 

No decorrer da cerimónia será efetuada entrega de medalhas a elementos policiais, que foram condecorados pelas mais diversas situações.

No âmbito da cerimónia irá realizar-se hoje, dia 27 de julho de 2018, pelas 22H00, na Praça do Giraldo, um concerto pela Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública com o Fadista António Pinto Basto.

A Polícia de Segurança Pública de Évora teve a sua origem no Corpo de Polícia Civil, criado por iniciativa da Junta Geral do Distrito de Évora em 1875, iniciou o seu funcionamento naquele ano, no dia 1 de Agosto, com um efetivo de 20 homens, 2 chefes de esquadra, 2 cabos de secção e 16 Guarda. Com o advento da República surgiu a sua primeira modificação, de Civil passava a Cívica. Apenas ao nível do nome a mudança surgiu, é certo, mas era o prenúncio de outras bem mais profundas. Mudaram os seus Comissários, de civis escolhidos pelo Governador Civil e confirmados pelo rei, passaram a militares escolhidos pelo governo da República. Com o Estado Novo a mudança foi muito mais brusca, de corpo civil passou a militar; de organismo de Segurança Pública passou também a braço repressivo de um estado autoritário. Contingências dos tempos é certo, e eles mudam como mudam as marés, lenta e inexoravelmente. Mais recentemente a PSP retomou o seu cunho civil, sinais dos tempos também. O Comando em momentos anteriores teve a sua área de responsabilidade nas cidades de Montemor-o-Novo e Vila Viçosa, no entanto está hoje concentrado exclusivamente nas cidades de Évora e Estremoz.

Comentários