MADAGÁSCAR Um dos novos cardeais nomeados pelo Santo Padre denuncia crescimento do “islão extremista” no país

Um dos novos cardeais nomeados pelo Papa Francisco lançou o alerta, em declarações à Fundação AIS, sobre a forma como o “Islão extremista” está a ser introduzido em Madagáscar, apontando o dedo a grupos radicais que estão a aliciar pessoas, havendo, em simultâneo, projectos para a edificação de mais de duas mil mesquitas no país.

D. Désiré Tzarahazana, actualmente bispo de Toamasina e um dos novos cardeais nomeados pelo Papa Francisco, e que é também presidente da Conferência Episcopal de Madagáscar, aponta o dedo aos Estados do Golfo e ao Paquistão como sendo responsáveis pela estratégia de “ascensão do islamismo” no seu país. Uma ascensão que classifica como “uma invasão” concretizada a troco de dinheiro. “Eles compram pessoas.”
D. Désiré refere que na sua diocese, por exemplo, “há mesquitas que estão a ser construídas em todos os lugares… embora não haja muçulmanos suficientes para todas elas”. E acrescenta: “há um plano para a edificação de mais de 2.600 mesquitas em Madagáscar”.

Uma das principais preocupações do prelado radica no facto de se estar a assistir a uma verdadeira invasão de muçulmanos, nomeadamente oriundos da Turquia. “Uma ou duas vezes por semana, a Turkish Airlines chega com um avião cheio de muçulmanos, que depois se estabelecem no país…” Além disso, refere que há muitos jovens que vão estudar para a Arábia Saudita e que depois, ao regressarem, ocupam lugares de destaque na comunidade muçulmana.
Estas preocupações de D. Désiré ocorrem numa altura em que certas regiões do Norte de Moçambique estão a viver tempos de sobressalto – que a Fundação AIS tem relatado – com ataques violentos alegadamente da responsabilidade de grupos islâmicos radicais. Segundo o prelado, há sinais também do aumento do “Islão extremista” nas Ilhas Comores, situadas precisamente entre a costa de Moçambique a grande ilha de Madagáscar, onde se observa um número crescente de jovens “muçulmanos radicais”.


Fonte: Departamento de Informação da Fundação AIS | ACN Portugal

Comentários