Feira da PIMEL anima Alcácer do Sal de 22 a 24 de junho

A PIMEL – XXVIII Feira do Turismo e das Atividades Económicas tem a sua abertura oficial esta sexta-feira (22 de junho), às 17h30, no Pavilhão Gracieta Baião, no Parque de Feiras e Exposições de Alcácer do Sal. Para o momento inaugural, o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença convidou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Grilo, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Ceia da Silva e a apresentadora de televisão Sónia Araújo, marcando também presença os presidentes das entidades coorganizadoras do certame, Carlos Bicha da Silva, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, e Francisco Vacas, da Associação de Agricultores de Alcácer.
“Esta PIMEL é um mergulho na História de Alcácer do Sal. É ir lá abaixo buscar todas as forças desta terra, para que se projete ainda com mais intensidade”, referiu o edil Vítor Proença na conferência de apresentação da edição de 2018 do certame, que tem como tema “800 Anos do Município de Alcácer do Sal” e decorre até 24 de junho, Dia do Concelho.
É precisamente com um “filho da terra” que arranca a aposta musical da feira, na noite de 22 de junho: Jaime Batista subirá ao palco principal pelas 22h30, acompanhado da sua orquestra e dos convidados José Cabeleira, Eládio Clímaco, Carla Andrino, Pedro Malagueta, Paula Sá, Jorge Ganhão, José Valdemar e Grupo Coral do Torrão. Juntos, num verdadeiro “Encontro D’Amigos”, protagonizarão um concerto único, com música e poemas em homenagem a artistas alcacerenses, como João e Joaquim Marrafa, Henrique Lino, Jorge Marques e Adriano Casimiro. Neste mesmo palco atuará o DJ Sam, mas a novidade está no que o antecede: um concerto no novíssimo palco secundário, que será estreado pela banda “Los Romeros”. No dia 23, o cabeça de cartaz é o conhecido e romântico artista angolano Matias Damásio, seguido de “XPCovers”, num tributo a Xutos e Pontapés e ainda DJ Silver Soul. Domingo é a vez da nova geração do fado subir ao palco principal, com Gisela João, seguida de “Quem é o Bob”, tributo a Bob Marley e a todas as músicas/ bandas que refletem a sua influência.
A PIMEL tem também este ano uma tenda de doçaria, wine bar, tapas e gin, que terá igualmente animação musical com Raquel Guerra, Jéssica Pina Funk Trio e Mendes Caffé Duo. Entre as novidades do certame contam-se ainda os campeonatos de FIFA em Playstation e o Kids Cup, atividades para jovens que se realizam pela primeira vez.
Na vertente agrícola, destaque para a concretização do colóquio “Produção pecuária, os desafios” e uma mesa redonda sobre a “Sanidade do pinheiro manso”. A tradicional exposição de máquinas agrícolas torna a concretizar-se, a par da exposição de gado, havendo também batismos a cavalo, cavalhadas e demonstração de equitação de trabalho. Sábado é dia de corrida de toiros, na Praça João Branco Núncio, com animação musical da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer. Conta com os cavaleiros António Telles, Luís Rouxinol e João Moura Jr., além dos Forcados Amadores de Santarém e de Montemor que irão lidar seis toiros da ganadaria Passanha.
Expositores, insufláveis e dynamic bungee gratuitos, comboio turístico, tasquinhas, concursos de mel, doçaria e petiscos, transmissão dos jogos do Mundial de futebol em ecrã gigante, desporto e muita animação marcarão o certame organizado pelo Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola, tendo como patrocinadores Anrita, Barbot, Águas Públicas do Alentejo, Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, Super Bock e Delta Cafés, apoio ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano e cofinanciamento Alentejo 2020 (Portugal 2020 – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento).

Comentários